Notícias

Luzes, câmara, MOTELX: A programação completa da 19.ª Edição

Setembro em Lisboa, MOTELX no São Jorge. Atreve-te a descobrir as novidades do Festival que promete fazer tremer um país com medo do terror.
Pedro Pascal banhado em nostalgia, Peter Dinklage em modo vingador radioactivo, Rosamund Pike numa corrida desenfreada contra o tempo e Selton Mello a braços com o apocalipse — estes são alguns dos protagonistas da nova edição do MOTELX, que, de 9 a 15 de Setembro, volta a invadir os cantos e recantos do Cinema São Jorge.

Entre as novidades que vêm agora compor a programação mais endiabrada do país, começamos por “Freaky Tales”, da dupla Anna Boden e Ryan Fleck. Protagonizada por um elenco de luxo — Pedro Pascal, Ben Mendelsohn e Angus Cloud, entre outros  — uma antologia de terror que nos catapulta para a inocência e o obscurantismo dos anos 80.

Na Sessão Especial 2TOXIC, temos dose dupla de subversão grindhouse. “The Toxic Avenger” de Macon Blair, uma nova incursão na franchise criada por Lloyd Kaufman e pela Troma Entertainment, que conta com uma verdadeira chuva de estrelas no elenco — Peter Dinklage, Kevin Bacon, Elijah Wood, Julia Davis, Taylour Paige — será exibido juntamente com o original de 1984, num autêntico festim de tripas e coração.

Também, ainda nas Sessões Especiais, recebemos “The Run”, da autoria de Paul Raschid — um filme interactivo em que, munidos de glowsticks, os espectadores determinarão o futuro de uma influencer confrontada com um grupo de implacáveis assassinos.

São 8 os filmes em competição pelo prémio Méliès d'argent – Melhor Longa Europeia. De Babak Anvari (vencedor de um BAFTA com “Under the Shadow”), “Hallow Road” é um thriller psicológico e minimalista, confinado maioritariamente ao interior de um carro, filmado em tempo real, onde dois progenitores (Rosamund Pike e Matthew Ryhs) tentam ajudar a filha que acabou de atropelar uma desconhecida na floresta. “Bulk”, novo título de Ben Wheatley (“Kill List”), é uma vertigem sci-fi de narrativa interdimensional e ambiente noir, onde um cientista desaparece sem deixar rasto. Em “The Ice Tower” (Lucile Hadžihalilović), Marion Cotillard é a enigmática Rainha do Gelo num filme dentro de um filme. De Aleksandar Radivojević — um dos argumentistas do infame “A Serbian Film” —, chega-nos “Karmadonna”, que acompanha uma mulher grávida após receber uma fatídica chamada telefónica. Jorge Cramez estreia mundialmente “Sombras”, que acompanha um casal citadino cuja paz no campo é corrompida pela visita nocturna de um misterioso animal. Também presentes na secção estão “Her Will Be Done” (Julia Kowalski), que explora uma maldição ancestral, “Buzzheart” (Dennis Iliadis), dissecando o amor em ambiente de laboratório, e “Mother’s Baby” (Johanna Moder), uma arrepiante digressão pelas ansiedades da maternidade.

Na noite de 13 de setembro terá lugar uma sessão tripla de cinema japonês: “Chime”, do mestre Kiyoshi Kurosawa, que nos conduz até ao epicentro do mais profundo desassossego; “New Group”, de Yuta Shimotsu, no qual o terror assume um carácter anti-sistema; e ainda “Hotspring Sharkattack”, de Morihito Inoue, onde uma praga de tubarões assassinos promete fazer ondas nas instalações termais da cidade costeira de Atsumi.

O Festival ainda não começou, mas o espírito do MOTELX já se fará sentir nos Jardins do Bombarda com o nosso Warm-Up. A 4 de Setembro, decorre a conversa “Lobotomia, My Love”, a propósito dos 70 anos da morte de Egas Moniz, inventor de um procedimento que o cinema usou a seu mais sádico e belo prazer — com a  psicóloga clínica Ana Neves e o realizador Edgar Pêra. Após a conversa, é tempo de cinema ao ar-livre, com “Misery”, adaptação clássica de Stephen King, com um brilharete de James Caan e Kathy Bates (que venceria o Oscar para Melhor Atriz) nos papéis principais. No dia 5 de setembro, o Warm-Up levanta-se e dança num Dark Sunset, momento de comunhão com o rock e com o crepúsculo, ao som dos sets de A Boy Named Sue e Noise Dolls Club.

Também de regresso está o MOTELX Lab, dedicado à indústria do cinema de género em Portugal, que convoca exibidores, distribuidores, equipas técnicas e artísticas, imprensa e financiadores para uma série de encontros para quem quer pensar o cinema de terror. Sob o mote “Um País com Medo do Terror”, terá lugar em vários espaços da cidade, entre os quais o Lounge MOTELX, o Cinema São Jorge e a Livraria Linha de Sombra da Cinemateca Portuguesa.

E porque o MOTELX também sabe receber, falta mencionar alguns dos convidados que irão marcar presença em Lisboa. Além da Convidada de Honra, Gale Anne Hurd, outros fazedores do terror estarão por cá. Desde logo, Heidi Honeycutt (jornalista, programadora e historiadora que em 2024 apresentou o seu livro "I Spit on Your Celluloid: The History Of Women Directing Horror Movies" no MOTELX) vem moderar a Masterclass de Gale Anne Hurd. O realizador Marco Dutra e o produtor Rodrigo Teixeira (“Enterre Seus Mortos”) chegam do Brasil. O austríaco Norbert Pfaffenbichler, que tem na SectionX a sua trilogia “2551”. O britânico Ben Wheatley vem à boleia do seu novíssimo “Bulk”. “Her Will Be Done” é o novo filme da cineasta francesa Julia Kowalski, que também passará pelo MOTELX, assim como Dennis Iliadis, realizador de origem grega e autor do cintilante “Buzzheart”.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.