Uma dose dupla de insanidade cáustica está a caminho do MOTELX 2025, na Sessão Especial intitulada "2 Toxic!".
1) "
The Toxic Avenger" (2023)
Começamos com o
remake selvagem, acidamente divertido e surpreendentemente reverencial do clássico da Troma. Realizado por Macon Blair e protagonizado por Peter Dinklage como o anti-herói titular, esta nova versão segue Winston Gooze, um homem humilde e invisível à sociedade, que, ao cair num poço de resíduos tóxicos, renasce como um monstro mutante — e o improvável vingador da sua comunidade corrompida.
Este
reboot não poupa no estilo nem nas entranhas, com um elenco que inclui Jacob Tremblay, um demoníaco Elijah Wood em modo Gollum demente, e Kevin Bacon como vilão capitalista. Há sangue, vísceras, sátira mordaz... E acima de tudo: respeito referencial pela fonte original.
2. "
The Toxic Avenger" (1984)
Depois do novo, vem o culto absoluto. Regressamos a 1984 com o clássico original da Troma Entertainment, realizado pelos lendários Lloyd Kaufman e Michael Herz — padrinhos do cinema
trash americano e praticantes de independência criativa total.
Este é o filme que deu origem a um universo inteiro de caos: "The first Super-Hero... from New Jersey!" — uma
tagline que diz tudo. Uma obra-prima do mau gosto consciente, onde o
nerd Melvin se transforma, com a ajuda de químicos altamente ilegais, num monstro musculado e adoravelmente grotesco. Combina
gore desenfreado,
slapstick violento e crítica social embrulhada em latex e suor tóxico.
Esta "2 Toxic!"
double bill apresenta-se como uma lição de história de cinema
trash, uma explosão de energia
punk e uma carta de amor envenenada ao espírito DIY que moldou gerações de fãs do horror. O
remake de 2023 é prova viva de que, mesmo coberto de lodo e tripas, o Vingador Tóxico continua a brilhar — ou melhor, a irradiar.
Aficionados de super-heróis bizarros, efeitos práticos deliciosamente exagerados, justiceiros deformados e humor negro como o crude: a sessão "2 TOXIC!" foi enriquecida como plutónio nos laboratórios do MOTELX a pensar especialmente em vocês.