Programação

Os melhores filmes de terror estão no MOTELX

Desde a sua primeira edição em 2007, o MOTELX tem exibido os melhores e mais recentes filmes de terror provenientes dos quatro cantos do mundo, assim como grandes clássicos em retrospectivas e homenagens com a presença dos maiores nomes do cinema de terror mundial.

Além de longas-metragens, outro dos destaques da programação do MOTELX são as curtas-metragens nacionais e internacionais, antes de cada longa ou nas sessões “Curtas ao Almoço” com um preço reduzido. O Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa e o Prémio Méliès d'argent - Melhor Longa Europeia, são os grandes destaques do Festival.

Secções

Os filmes exibidos no MOTELX estão agrupados em diversas secções que incluem longas-metragens recentes, curtas, clássicos, cinema infantil e documentários.

Prémio Méliès d’argent - Melhor Longa Europeia

Uma das grandes novidades da 10.ª edição foi a inauguração da primeira secção competitiva de longas-metragens: o Prémio Méliès d’argent - Melhor Longa Europeia. Assim, além do filme vencedor do Méliès d’argent - Melhor Curta Europeia haverá também uma longa candidata por parte do MOTELX na gala anual Méliès d'or da Méliès International Festivals Federation, cuja missão é a promoção e divulgação do cinema fantástico Europeu. Entre os vencedores passados do Méliès d’or contam-se “Day of the Beast” de Álex de la Iglesia, “Code 46” de Michael Winterbottom, “Martyrs” de Pascal Laugier ou “Let the Right One In” de Thomas Alfredson.

Serviço de Quarto

Num trabalho contínuo e conjunto com as distribuidoras nacionais e internacionais, o MOTELX é o espaço ideal de promoção e divulgação dos grandes filmes de terror. O Festival tem uma programação cuidada e original que, desde a primeira edição, continua a conquistar o público. A presença de realizadores, actores, produtores e técnicos que vêm ao Festival apresentar os seus filmes é comum, havendo, muitas vezes, sessões de Perguntas e Respostas com os espectadores no final das sessões.

Doc Terror

O Doc Terror é a secção onde são exibidos filmes sobre os grandes autores, os clássicos, os subgéneros ou as cinematografias desconhecidas. Documentários que introduzem o elemento realidade e ajudam a contextualizar o estranho “prazer” de assistir a filmes de terror. A vertente de reflexão, formação e estudo está sempre presente na programação de cada edição. O medo é um instinto primário, fácil de provocar, que causa até dependência e que tem um efeito pós-filme através de uma adrenalina que recria universos, prolonga emoções e estimula a memória como nenhum outro género cinematográfico. A cada edição  pretende criar-se um espaço onde se possa analisar e pensar o efeito e fascínio que exerce o medo na humanidade desde os primórdios.

Culto dos Mestres Vivos

Para cimentar o objectivo de incentivar e promover a produção de filmes de terror portugueses, o MOTELX tem acolhido convidados especiais, autores cuja carreira seja determinante para o género e que possam transmitir a sua experiência àqueles que querem aprender a arte de meter medo no grande ecrã. A propósito da vinda de um Mestre vivo ao Festival é exibida uma selecção de filmes de destaque. Os Mestres que já passaram pelo MOTELX incluem: Mick Garris, Stuart Gordon, George A. Romero, Tobe Hooper, John Landis, Dario Argento, Roger Corman, e muitos outros.

Sessões Especiais

Homenagens, aniversários, cópias restauradas ou séries. As sessões especiais do MOTELX visam uma sensibilidade para um “presente terrorífico” e um “passado temeroso” que nos rodeia em Portugal e no mundo para uma programação cheia de surpresas.

Curtas Internacionais

As curtas-metragens internacionais fazem parte da programação do Festival desde a sua génese. Uma curta antes de uma longa ou em sessões especiais dedicadas a este formato (como é o caso das “Curtas ao Almoço”, 45 minutos de cinema a um preço especial). Nesta secção podemos também encontrar curtas-metragens nacionais fora de competição.

Lobo Mau

Secção que pretende, através de sessões de cinema e actividades lúdicas, apresentar terror (mas pouco) aos mais novos. Com exibições entre o Cinema São Jorge, o Teatro Tivoli BBVA, a Cinemateca Júnior e, mais recentemente, o Museu Berardo, o Lobo Mau pretende trabalhar a afinidade do conto infantil com o universo do terror, compreendendo que ambos são etapas para a superação de medos e inseguranças que transformem a criança no jovem adulto.

SectionX

Em 2020, o MOTELX propôs uma programação especial de curtas experimentais de terror, um diálogo entre as maravilhas caóticas do cinema experimental e o universo do cinema de terror, ambos reflexos da contracultura. Desafios estilísticos e abordagens alternativas, experiências que (re)constroem a identidade visual dos filmes de terror de hoje e do amanhã, dão lugar a um novo solo cinematográfico para manifestar o fantasma do terror no cinema underground.

Eventos

Todos os anos o MOTELX abre um universo de actividades variadas envolvendo o género do terror, indo muito além da projecção de filmes. Acções e eventos paralelos que dinamizam não apenas os vários espaços do Festival mas a cidade de Lisboa de uma forma única na celebração do terror.

Masterclasses com os mestres do género, workshops sobre os mais diversos temas no que respeita à produção de filmes de terror dirigidos por profissionais, noites de jogos de terror e tardes de jogos (pouco) assustadores, o MOTELquiz, os DJ Sets no Lounge MOTELX, são alguns dos eventos que acontecem ao longo dos cinco dias do Festival.  

O Warm-Up MOTELX também já faz parte do calendário e os eventos começam logo no início de Setembro, na semana antes do Festival. As sessões de cinema ao ar livre são dos momentos mais emblemáticos. Estas actividades permitem dar a conhecer um pouco mais do universo do terror e quem nele se movimenta.

Cinema ao Ar Livre

Desde 2013, no âmbito dos eventos do Warm-up que antecede o Festival, o MOTELX tem realizado sessões gratuitas de cinema ao ar livre que já passaram por vários locais emblemáticos da cidade como o Largo São de Carlos, o Largo Trindade Coelho, o Palácio Pimenta - Museu de Lisboa, o Campo das Cebolas - Largo José Saramago, entre outros.

Artes Performativas e Cinema

Geralmente durante o Warm-Up MOTELX mas também durante os dias do Festival, novas propostas que cruzam várias disciplinas e olham para o terror enquanto tema de expressão artística. Já juntámos o renomado escritor Gonçalo M. Tavares ao conhecido rapper Papillon numa leitura encenada no Convento São Pedro de Alcântara, local por onde passou também o pianista Filipe Raposo, a companhia de teatro Primeiros Sintomas ou Edgar Pêra em versão 3D. Conhecemos o lado mais negro de Fernando Pessoa num espetáculo interativo no Espaço Brotéria e já recebemos Surma, Legendary Tigerman com Rita Redshoes no Cinema São Jorge, a Orquestra Metropolitana de Lisboa no Palácio Pimenta - Museu de Lisboa, Acid Acid no Cais do Sodré.

Workshops e Masterclasses

Sendo um dos objectivos do Festival a dinamização da produção de cinema de terror em Portugal, desde cedo que o MOTELX oferece workshops práticos divididos por vários temas. Caracterização e próteses, animação digital, técnicas para fazer filmes com pouco dinheiro, escrita de argumento, trabalho de duplo, foram alguns dos temas já abordados. Todos os anos acontecem também masterclasses ou conversas com o público com os convidados de honra de cada edição.

MOTELquiz

A noite mais divertida do Festival. Um quiz com entrada livre para todos os fãs de terror e não só, virem testar os seus conhecimentos e participar numa noite de total loucura.

Exposições

Desde o primeiro ano que o MOTELX aproveita os espaços onde decorre o Festival para apresentar exposições de todo o género, sempre à volta da temática do terror. De joalharia, a fotografia, até props e artes plásticas.

Festas

Noites sem fim nos espaços mais emblemáticos de Lisboa ou no Lounge MOTELX, ao som dos melhores DJs e artistas nacionais e internacionais.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.