O MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa promove o melhor do terror nacional e internacional. Ao longo dos anos, tem conquistado um posicionamento relevante dentro dos festivais de cinema de género, tornando-se num dos eventos culturais mais esperados e destacados do ano em Lisboa.
CTLX A entidade organizadora do MOTELX é o CTLX, uma associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida como entidade de utilidade pública, com sede em Lisboa, Portugal.
O Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa distingue a melhor curta-metragem nacional em competição no Festival, atribuindo um prémio monetário no valor de 5000€ ao filme vencedor.
Secções
A programação do Festival está agrupada em diversas secções, que incluem longas-metragens mais recentes, curtas, retrospectivas, cinema infantil e documentários.
Eventos
Para além do cinema, o MOTELX promove uma série de actividades antes e durante o Festival. Festas, workshops, masterclasses, concertos, exposições e muito mais.
Locais
Cinema São Jorge
O mais emblemático dos cinemas de Lisboa, Prémio Municipal de Arquitectura em 1951, mantém-se como espaço principal do MOTELX,
local para ver os grandes filmes de cada edição e também para assistir
a masterclasses e participar em workshops.
O Beato Innovation District é um campus de inovação que nasceu na zona ribeirinha do Tejo, na zona oriental de Lisboa, num antigo complexo fabril com 35.000 m2 distribuídos por 18 edifícios que estão a ser reabilitados para acolher entidades nacionais e internacionais nas áreas da tecnologia, inovação e indústrias criativas. Um projeto da Câmara Municipal de Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa.
O Lounge MOTELX é o local onde convidados, espectadores e equipa se encontram para conversar sobre cinema e sobre os filmes que os arrepiam — e, claro, para se refrescarem com as bebidas do nosso bar, e a comida. Desde DJ sets a apresentações de livros, workshops de prova de café e outras actividades, o Lounge MOTELX é uma paragem incontornável em Setembro.
O Village Underground Lisboa (VUL) é uma vila cultural criativa que proporciona as condições perfeitas, para os artistas criarem e mostrarem o seu trabalho, para as empresas encontrarem novas perspectivas e para os visitantes desfrutarem e terem uma experiência de lazer alternativa e completa.
Com um primeiro andar e uma cave onde funciona a pista de dança, a música é regra geral indie. A discoteca tem mais de 30 anos, foi o primeiro espaço alternativo da cidade e é provavelmente a instituição mais respeitada ali para os lados de São Bento, um baluarte de integridade e coerência, onde há anos se discute o estado da canção.