Quarto Perdido

Viagem pela história do cinema de género português

O cinema de terror nunca criou raízes em Portugal, em grande parte pela inexistência de condições para a criação industrial de filmes, mas também pela falta de tradição do género na literatura, a grande fonte de adaptações cinematográficas.

Em 2009, na sua 3.ª Edição, o MOTELX decidiu criar uma secção que procura exemplos de cinema de terror português. O objectivo da secção Quarto Perdido passa pela pesquisa destes filmes e a sua exibição como exemplos de “terror” nacional que de outra forma não poderiam ser vistos pelo grande público.

MOTELX 2019

10-15 Setembro 2019

O Construtor de Anjos de Luís Noronha da Costa

MOTELX 2019

Finais do século XIX. Um casal de ingleses residente em Portugal, necessitando de se deslocar ao estrangeiro, deixa a filha de sete anos aos cuidados de um convento de frades. Neste convento, as crianças vão desaparecendo misteriosamente. Fruto do interesse do artista plástico Luís Noronha da Costa pelo cinema, este foi o seu único filme com produção do Instituto de Cinema Português, e tornar-se-ia, pelo seu tema – a pedofilia e o infanticídio –, um filme maldito, raríssimas vezes exibido. Aproveitando o décor romântico que Sintra proporciona, “O Construtor de Anjos” é fortemente influenciado pelos filmes dos estúdios da britânica Hammer, em particular os realizados por Terence Fisher, de quem Noronha da Costa era, à época, o maior defensor.

Rasganço de Raquel Freire

MOTELX 2019

“Rasganço” decorre em Coimbra em torno dos estudantes universitários e dos seus rituais académicos. Um mundo fechado, dominado pela Associação Académica, pelas tradições seculares da praxe e de códigos de comportamento. Um dia chega à cidade um jovem de fora, que não pertence a esse mundo, que lhe permanece vedado. Para se vingar dessa exclusão, seduz e conquista várias mulheres para fins mórbidos e violentos. O “rasganço”, que dá nome ao filme, é a mais selvagem tradição coimbrã: no dia em que um estudante acaba o curso, os amigos rasgam-lhe o traje académico com os dentes e as unhas e roubam-lhe a capa, que o doutor tem que recuperar. O filme teve estreia mundial na Semana da Crítica do Festival de Veneza em 2001.

MOTELX 2018

4 - 9 Setembro 2018

A Filha de Solveig Nordlund

MOTELX 2018

Ricardo Monteiro tem 45 anos e é um mediático produtor e apresentador de televisão. Acaba de ganhar a Estrela de Ouro para o programa mais popular do ano quando recebe um ultimato da sua filha, Leonor: se ele não voltar para casa a tempo de celebrar o aniversário dos seus 18 anos, nunca mais a verá. Ao chegar a casa, depara-se com o apartamento vazio e a filha desaparecida. Ricardo pensa tratar-se de um jogo, mas na ausência de telefonemas e mensagens começa a preocupar-se. Outra rapariga, mais ou menos da idade de Leonor, Sara, diz poder ajudar a encontrá-la. Mas Sara vai descobrir da pior forma as razões que levaram Leonor a fugir de casa.

Aparelho Voador a Baixa Altitude de Solveig Nordlund

MOTELX 2018

Num futuro próximo, a raça humana está a caminho da extinção. Por alguma razão, as mulheres já não engravidam. As poucas que o conseguem só geram seres mutantes que são imediatamente eliminados pelas autoridades. Judite Foster é fértil: já engravidou por seis vezes. De cada vez, os obrigatórios testes de gravidez mostraram que se tratava de um mutante e Judite foi forçada a abortar. Agora ela engravida novamente e foge com o seu marido, André, para um hotel abandonado, onde fica ao cuidado do enigmático e imprevisível doutor Gould.

MOTELX 2017

5 - 10 Setembro 2017

Crime de Amor de Rafael Moreno Alba

MOTELX 2017

“Crime de Amor” narra a história de um casal composto por um industrial e uma burguesa desocupada e solitária, que os muitos afazeres do marido deixam à deriva na cidade. Ine- vitavelmente, nasce um caso de amor com um homem mais novo, e, com ele, os ciúmes do marido. Dos ciúmes ao crime vai um passo, e do crime à loucura a travessia é curta. Esta co-produção luso-espanhola, com rodagem em Lisboa e no Algarve, pretendia abrir as portas do cinema português a outros mercados através da parceria de Victor Zapata (produtor espanhol de western spaghettis e de “Tristana”, de Buñuel) com o actor Améri- co Coimbra, seguindo as pegadas de António Vilar. Inicialmente intitulado “Desdémona” e “Sinfonia para um Homicida”, este filme é um raro híbrido na cinematografia portugue- sa entre o melodrama amoroso e um filme de terror gótico.

O Espírita de Augusto Fernando

MOTELX 2017

Alberto Ramos, conhecido como ‘o melhor fotógrafo de Lisboa’, é também um famoso médium, que alia o seu dom profissional a uma vida libertina e com acesso às classes abastadas. Margarida Malveira, uma viúva rica de 50 anos, consulta-o na esperança de contactar o grande amor da sua vida, falecido há 30. Depois de uma sessão, o espírito do marido de Margarida possui a mente de Alberto, obrigando-o a cuidar da esposa. A pri- meira (e única) realização do misterioso Augusto Fernando, do qual é difícil encontrar informações biográficas, inscreve-se na senda de cinema erótico de Jesus Franco e na vaga de filmes sobre demonologia que se seguiram ao sucesso mundial de “O Exorcista”. Depois da estreia no Coliseu do Porto em Setembro de 1977, desapareceu de circulação, desconhecendo-se a data da última exibição pública
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