Jack Taylor, Testigo del Fantástico

Jack Taylor, Testigo del Fantástico

Um filme de Diego López Fernández

Espanha, 2018, 32'

Espanha foi um dos três vértices do cinema exploitation europeu em conjunto com Itália e França, entre meados de 60 até ao início dos 80. Todos estes países produziam filmes com características e personalidades muito próprias. A principal característica do cinema de nuestros hermanos era o seu subtexto antifascista, uma espécie de válvula de escape do regime franquista. Os seus principais obreiros foram Jesus Franco, Amando de Ossorio e Paul Naschy. São poucos os actores vivos que trabalharam com os três durante o período áureo deste tipo de cinema. Um deles é o norte-americano Jack Taylor, que será um dos convidados especiais desta edição do MOTELX onde será alvo de uma homenagem.

Nascido nos EUA em 1936 com o nome George Brown Randall, começou a carreira de actor na TV norte-americana onde era creditado como Jack Taylor. Deixou os EUA no final da década de 50 em direcção ao México onde trabalhou na prolífera indústria de cinema de género mexicano. Vem para a Europa para participar no épico “Cleopatra” de Joseph L. Mankiewicz com Elizabeth Taylor e Richard Burton. É então que se fixa em Espanha, onde Jesus Franco lhe dá os primeiros papéis como protagonista em filmes como “Necronomicon” ou “Eugenie”. Ao longo desta colaboração com Franco iria contracenar com actores como Christopher Lee, Ray Milland, Soledad Miranda ou Klaus Kinsky.

Fora deste período destacam-se as suas participações em filmes de John Milius, Ridley Scott ou Milos Forman. Em Portugal, contracenou com Johnny Depp no filme de Polanski “The Ninth Gate”, parcialmente filmado em Sintra. O seu estatuto de actor de culto em Espanha tem feito com que continue a trabalhar, sendo convidado por realizadores contemporâneos de cinema fantástico como Eugenio Mira. Em 2018, foi alvo de um documentário sobre a sua carreira realizado por Diego López, um dos programadores do Festival de Sitges, intitulado “Jack Taylor, Testigo del Fantástico” que será exibido antes de “Necronomicon” nesta sessão de homenagem a este grande nome do cinema de terror.

Créditos

REALIZAÇÃO Diego López Fernández ARGUMENTO Diego López Fernández PRODUÇÃO La Charito Films, Areavisual SL ELENCO Jack Taylor LÍNGUA Espanhol LEGENDAS Português, Inglês VENDAS Areavisual SL documentales@areavisual.es

Diego López Fernández

Realizador
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.