O MOTELX e a NOVA FCSH anunciam a segunda iteração do seu
72 Hour Film Project, que
agora toma o título de Laboratório Cinematográfico Quarto Perdido. Este
workshop intensivo de realização cinematográfica levará os estudantes desta Faculdade, nosso antigo e precioso parceiro académico, a responder ao desafio de,
em 3 dias (2,3 e 4 de julho), escrever, filmar e montar a primeira versão de uma curta-metragem de terror. Este ano, o projeto é também constituído por uma componente teórica adicional centrada no tema do “Cinema de Terror Português” que decorre no dia 1 de julho.
O
Laboratório Cinematográfico Quarto Perdido consiste na proposta de um
exercício de realização de cinema a partir de um dos filmes incluídos no livro “O Quarto Perdido do MOTELX – Os filmes do terror português (1911-2006)”. O projeto é
supervisionado por Pedro Florêncio, docente do
Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH e pelo realizador, e nosso frequente colaborador criativo,
Fernando Alle e é
dirigido aos estudantes da NOVA FCSH, de qualquer ciclo de estudos.
As inscrições estão abertas até 29 de junho através do preenchimento deste formulário.
A
novidade desta edição recai numa
palestra sobre a
História do Cinema de Terror Português aberta à comunidade, a decorrer no dia 1 de Julho a partir das 14h00, no Auditório B3. Esta “história” será dada numa ordem cronológica invertida, começando pelos cineastas contemporâneos, como Tiago Guedes e Raquel Freire, e terminando no cinema mudo. Também serão abordados alguns cineastas e filmes de terror realizados durante o Estado Novo que ficaram durante vários anos esquecidos pela história.
Este ano,
o Laboratório Cinematográfico Quarto Perdido vai-se centrar no filme “A Dança dos Paroxismos” (1930) de Jorge Brum do Canto, uma média-metragem sem som que será também o objeto final da exposição teórica da História do Cinema de Terror Português.
O filme completo encontra-se disponível no Youtube e pode ser visto aqui.

A rodagem decorrerá no
campus da Avenida de Berna e a edição dos filmes será realizada no estúdio de montagem do LabCC, situado no Piso 5 da Torre B, fazendo com que todos os momentos da produção sejam desenvolvidos na NOVA FCSH.
O filme resultante será exibido na vindoura 19ª Edição do MOTELX - de 9 a 15 de Setembro de 2025.