Programação

Os melhores filmes de terror estão no MOTELX

Desde a sua primeira edição em 2007, o MOTELX tem exibido os melhores e mais recentes filmes de terror provenientes dos quatro cantos do mundo, assim como grandes clássicos em retrospectivas e homenagens com a presença dos maiores nomes do cinema de terror mundial.

Além de longas-metragens, outro dos destaques da programação do MOTELX são as curtas-metragens nacionais e internacionais, antes de cada longa ou nas sessões “Curtas ao Almoço” com um preço reduzido. Os Prémios MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa e Melhor Longa Europeia / Méliès d'Argent são um dos grandes destaques do Festival.

Secções

Os filmes exibidos no MOTELX estão agrupados em diversas secções que incluem longas-metragens recentes, curtas, clássicos, cinema infantil e documentários.

Serviço de Quarto

Num trabalho contínuo e conjunto com as distribuidoras nacionais e internacionais, o MOTELX é o espaço ideal de promoção e divulgação dos grandes filmes de terror. O Festival tem uma programação cuidada e original que, desde a primeira edição, tem conquistado o público de forma definitiva. A presença de realizadores e/ou actores que vêm ao Festival apresentar os seus filmes é comum, havendo, muitas vezes, sessões de Perguntas e Respostas com os espectadores no final das sessões.

Doc Terror

O Doc Terror é a secção onde são exibidos filmes sobre os grandes autores, os clássicos, os subgéneros ou as cinematografias desconhecidas. Documentários que introduzem o elemento realidade e ajudam a contextualizar o estranho “prazer” de assistir a filmes de terror. A vertente de reflexão, formação e estudo está sempre presente na programação de cada edição. O medo é um instinto primário, fácil de provocar, que causa até dependência e que tem um efeito pós-filme através de uma adrenalina que recria universos, prolonga emoções e estimula a memória como nenhum outro género cinematográfico. Durante os 6 dias do evento pretende criar-se um espaço onde se possa analisar e pensar o efeito e fascínio que exerce o medo na humanidade desde os primórdios.

Culto dos Mestres Vivos

Para cimentar o objectivo de incentivar e promover a produção de filmes de terror portugueses, o MOTELX acolhe todos os anos um convidado especial, um autor cuja carreira seja determinante para o género e que possa transmitir a sua experiência àqueles que querem aprender a arte de meter medo no grande ecrã. A propósito da vinda de um Mestre vivo ao Festival é exibida uma selecção de filmes de destaque.  Os Mestres que já passaram pelo festival incluem: Mick Garris, Stuart Gordon, George A. Romero, Tobe Hooper, John Landis, Dario Argento, e muitos mais.

Sessões Especiais

Homenagens, aniversários, cópias restauradas, séries de TV entre outras. As sessões especiais do MOTELX visam uma sensibilidade para um “presente terrorífico” e um “passado temeroso” que nos rodeia em Portugal e no mundo para uma programação cheia de surpresas.

Curtas Internacionais

As curtas-metragens internacionais fazem parte da programação do Festival desde a sua génese. Uma curta antes de uma longa ou em sessões especiais dedicadas a este formato (como é o caso das “Curtas ao Almoço”, 45 minutos de cinema a um preço especial). Nesta secção podemos também encontrar curtas-metragens nacionais fora de competição.

Lobo Mau

Secção que pretende, através de sessões de cinema e actividades lúdicas, apresentar terror (mas pouco) aos mais novos. Com exibições entre o Cinema São Jorge, o Teatro Tivoli BBVA, a Cinemateca Júnior e, mais recentemente, o Museu Berardo, o Lobo Mau pretende trabalhar a afinidade do conto infantil com o universo do terror, compreendendo que ambos são etapas para a superação de medos e inseguranças que transformem a criança no jovem adulto.

Prémio Melhor Longa Europeia / Méliès d'Argent

Uma das grandes novidades da 10.ª edição foi a inauguração da primeira secção competitiva de longas-metragens. Trata-se do Prémio MOTELX para Melhor Longa-Metragem de Terror Europeia / Méliès D’Argent. Assim, para além da melhor curta-metragem portuguesa de terror, haverá uma longa candidata por parte do MOTELX na Gala anual da Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico, contribuindo deste modo para a promoção e divulgação do cinema fantástico no velho continente. Entre os vencedores passados do Méliès d’Or contam-se “Day of the Beast” de Álex de la Iglesia, “Code 46” de Michael Winterbottom, “Martyrs” de Pascal Laugier ou “Let the Right One In” de Thomas Alfredson. Esperamos igualmente ver num futuro próximo uma longa portuguesa a disputar este prémio.

Eventos

Todos os anos o MOTELX abre um universo de actividades variadas envolvendo o género do terror, indo muito além da projecção de filmes. Acções e eventos paralelos que dinamizam não apenas os vários espaços do Festival mas a cidade de Lisboa de uma forma única na celebração do terror.

Masterclasses com os mestres do género, workshops sobre os mais diversos temas no que respeita à produção de filmes de terror dirigidos por profissionais, noites de jogos de terror e tardes de jogos (pouco) assustadores são alguns dos eventos que acontecem ao longo dos cinco dias do Festival.  

O Warm-Up MOTELX também já faz parte do calendário e os eventos começam logo no início de Setembro, na semana antes do Festival. A sessão de cinema ao ar livre no Largo de São Carlos é um dos momentos mais emblemáticos. Estas actividades permitem dar a conhecer um pouco mais do universo do terror e quem nele se movimenta.

Cinema ao Ar Livre

Desde 2013 que o MOTELx, inserido nos eventos de Warm-up que antecedem o Festival, projecta um filme gratuitamente no Largo São Carlos, em Lisboa.

Workshops

Sendo um dos objectivos do Festival a dinamização da produção de cinema de terror em Portugal, desde cedo que o MOTELx oferece workshops práticos divididos por vários temas, da caracterização, passando pela animação digital até a técnicas para fazer filmes com pouco dinheiro.

MOTELquiz

A noite mais divertida do Festival. Um quiz com entrada livre para todos os fãs de terror e não só virem testar os seus conhecimentos e participar numa noite de total loucura.

Exposições

Desde o primeiro ano que o MOTELX aproveita os espaços onde decorre o Festival para apresentar exposições de todo o género, sempre à volta da temática do terror. De joalharia, a fotografia, até props e arte.

Noite de Jogos de Terror

Evento dedicado ao mundo dos jogos de tabuleiro e ao LARP (live action role playing) sempre com o terror como pano de fundo.
Este website usa Cookies. Ao navegares neste website estás a concordar com a nossa Política de Cookies.