Notícias

Prémios MOTELX 2017: “Thursday Night” de Gonçalo Almeida ganha o prémio para a Melhor Curta de Terror Portuguesa;“Cold Hell” de Stefan Ruzowitzky é a Melhor Longa de Terror Europeia

A 11.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa chegou ao fim este Domingo  depois de nos últimos seis dias ter acolhido milhares de pessoas no Cinema São Jorge, no Teatro Tivoli BBVA, no Museu Coleção Berardo e na Cinemateca Júnior.
“Thursday Night” de Gonçalo Almeida é o grande vencedor do Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent 2017. O júri composto pela actriz Maria João Bastos, o músico Carlão e o realizador Can Evrenol decidiu atribuir o prémio a esta curta-metragem “pela história, pela direcção, pela fotografia e pelos actores”, acrescentando que se trata de “um filme que nos marcou muito, que consideramos único e que certamente ficará na nossa memória”. Uma história de fantasmas só com animais, “Thursday Night” foi inspirado pelo álbum “Thursday Afternoon” de Brian Eno. O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Especial a “Depois do Silêncio” de Guilherme Daniel, cujo trabalho de “argumento e fotografia” considerou “muito promissor”.

O Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent é o maior prémio para curtas-metragens em Portugal: são 5000€ a que se juntam mais 5000€ em serviços pós-produção Kino Sound Studio e um fim-de-semana de inspiração nos hotéis Belver. Desde a sua criação em 2009 já foram exibidos no Festival mais de cem filmes de terror portugueses em antestreia mundial, cumprindo um dos principais objectivos do MOTELX: o incentivo à produção nacional de cinema de terror. “Thursday Night” fica ainda automaticamente seleccionada para o Prémio Méliès d’Or, que será atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico em Novembro na cidade de Trieste.

Na competição internacional, “Cold Hell” de Stefan Ruzowitzky venceu o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia /Méliès d’Argent 2017. Uma decisão que o júri composto pelo crítico Kim Newman e os actores Rogério Samora e Iris Cayatte considerou “clara” devido à sua “relevância contemporânea, acção emocionante e imaginativa e excelentes performances de todo o elenco”. “Cold Hell” é um thriller político passado numa Alemanha multicultural que conta a história de uma jovem taxista de origem turca perseguida por um assassino em série. “Filme excepcional que combina elementos do serial killer thriller com o terror”, esta é a mais recente longa-metragem de Ruzowitzky, que em 2008 venceu o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro com “The Counterfeiters”. O realizador e a actriz Violetta Schurawlow estiveram presentes na Sessão de Encerramento do MOTELX para receber o Prémio.

A competição de longas-metragens europeias foi inaugurada em 2016 e teve este ano oito filmes a concurso. “Cold Hell” sucede ao checo “The Noonday Witch” de Jiří Sádek e fica nomeado para o Prémio Méliès d’Or, à semelhança da curta “Thursday Night”.

NOTAS

Gonçalo Almeida

Gonçalo Almeida é um realizador nascido e criado em Santiago do Cacém. Estudou Design Gráfico e trabalhou como freelancer antes de se mudar para Londres, onde estou na London Film School e se especializou na realização. Desde então tem realizado curtas-metragens e videoclipes em Portugal e no Reino Unido.

Guilherme Daniel

Guilherme Daniel formou-se em Imagem na Escola Superior de Teatro e Cinema em 2012, e desde então desenvolve trabalho como Director de Fotografia em curtas-metragens e documentários. Entretanto escreveu e produziu as curtas-metragens “Maria”, “Ermida” e “Depois do Silêncio”, que também realizou.

Stefan Ruzowitzky

Stefan Ruzowitzky nasceu em 1961 em Viena. Trabalhou como realizador freelancer, escritor e editor de documentários de televisão, comédias e live shows e no início dos anos noventa fez videoclipes para bandas como The Scorpions e ‘N Sync, tendo inclusivé uma nomeação para Melhor Vídeo nos Prémios MTV. Em 1998, "The Inheritors" tornou-se um êxito em festivais como Telluride, Festival de Cinema de Nova Iorque e Toronto, vencendo mais de 20 prémios internacionais. "The Counterfeiters", escrito e realizado por Stefan, venceu o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro em 2007. Depois do sucesso comercial do filme "Lily The Witch" (2008), começou também a trabalhar nos Estados Unidos em filmes como "Deadfall" e "Patient Zero".
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.