Notícias

Grandes Vencedores MOTELX 2019

“Erva Daninha”, de Guilherme Daniel, vence o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d’Argent,  “Why Don’t You Just Die!”, do russo Kirill Sokolov, vence o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’Argent e Midsommar vence o Prémio do Público. 
A 13.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror chegou ao fim este domingo, depois de seis dias com milhares de espectadores no Cinema São Jorge. Em ano de 13, o público decidiu contrariar qualquer superstição, esgotando o maior número de sempre de sessões.

Erva Daninha”, de Guilherme Daniel, é o grande vencedor do Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d’Argent 2019. O júri composto por Samuel Úria, Howard David Ingham e Raquel Freire justificou assim esta escolha: “Erva Daninha foi o filme que mais nos surpreendeu; ficámos fascinados e perturbados desde o início. Numa competição muito forte, soube comunicar verdadeiramente uma estranheza sobrenatural, e é um filme que nos dá a sensação de ser única e autenticamente Português”. O júri destacou ainda as interpretações “tremendas e sensíveis” dos actores Daniel Viana e Isabel Costa.  “Erva Daninha” retrata a história de um casal que cultiva um terreno aparentemente infértil e que um dia encontra na terra uma semente negra que virá a crescer e influenciar os seus comportamentos. Esta é a segunda vez que o realizador Guilherme Daniel ganha este prémio, depois de em 2018 ter vencido com “A Estranha Casa na Bruma”.

O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Especial a “Häuschen – A Herança”, de Paulo A. M. Oliveira Pedro Martins, “uma versão moderna do clássico conto de fadas negro” que considerou “muito forte em todos os sentidos”, mas em particular pelo seu “final bem conseguido, construído de maneira a ser simultaneamente perturbador e satisfatório para o público”. O Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent, no valor de 5000€, é o maior prémio para curtas-metragens em Portugal. Desde a sua criação em 2009 já foram exibidos no Festival mais de uma centena de filmes de terror portugueses em estreia mundial, cumprindo um dos principais objectivos do MOTELX: o incentivo à produção nacional de cinema de terror. “Erva Daninha” fica automaticamente seleccionada para o Prémio Méliès d’Or, que será atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico numa cerimónia em Sitges no próximo dia 6 de Outubro.

Na competição internacional, “Why Don’t You Just Die!”, de Kirill Sokolov, venceu o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’Argent 2019. Uma “decisão difícil” que o júri composto por David Gregory, Miguel Gonçalves Mendes e Rita Anjos justificou pela “grande frescura e audácia” do filme, que se destaca pelos seus “múltiplos twists e humor negro”. “Why Don’t You Just Die!” é a primeira longa-metragem do realizador russo de 29 anos e tem feito sucesso no circuito internacional de festivais, recebendo no MOTELX a sua estreia portuguesa (como todos os filmes da competição). Um jogo frenético de gato e rato entre um detective e “pior pai do Mundo”, uma filha ressentida, o seu namorado, um polícia enganado e um bandido enraivecido que é também um comentário cáustico sobre as contradições da sociedade moderna russa.

O júri atribuiu ainda uma Menção Especial a The Hole in the Ground, do irlandês Lee Cronin, pela “precisão e controlo da atmosfera de suspense” e por “interpretações excepcionais”. A competição de longas-metragens europeias foi inaugurada em 2016 e teve este ano oito filmes a concurso. 

Midsommar”, um dos filmes de terror mais aguardados do ano, foi o grande vencedor do  Prémio do Público, sendo o escolhido entre os 26 filmes da secção Serviço de Quarto. O realizador Ari Aster, convidado especial desta 13.ª edição do MOTELX, apresentou a antestreia nacional do filme, que chega às salas no dia 26 de Setembro.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.