Gale Ann Hurd: Convidada de Honra do MOTELX 2025, receberá o 1º Prémio Noémia Delgado
A programação 19ª edição do MOTELX debruça-se com intensidade sobre a condição feminina e a representação da mulher no cinema de terror, com a criação do Prémio Noémia Delgado para Mulheres Notáveis no Terror que será atribuído a Gale Anne Hurd, produtora de Hollywood destacada responsável por inúmeros clássicos do cinema de género.
Numa altura em que palavras como “ícone” e “lenda” são empregues com uma certa leviandade, muitas vezes sem grande sustentação ou consequência, a nossa convidada de honra é, de facto, exactamente isso — não fosse Gale Anne Hurd a produtora responsável por inúmeros dos filmes que mais intensamente marcaram a nossa consciência colectiva.
Dando os primeiros passos na indústria do entretenimento sob a alçada de Roger Corman, onde começou como assistente executiva na produtora independente New World Pictures e acabou por se tornar chefe de marketing, foi em 1984 que, ao lado do seu futuro marido e parceiro criativo James Cameron, produziu e co-escreveu a sua primeira longa-metragem: “O Exterminador Implacável”.
Numa trajectória irrepetível, assinou a produção de filmes como “Aliens”, “O Abismo”, “Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento” e “Armageddon”. No pequeno ecrã, a fundadora da Valhalla Entertainment continua a fazer história como produtora executiva do fenómeno televisivo “The Walking Dead”, cimentando a sua reputação como verdadeira realeza da esfera cinematográfica e precursora inigualável do cinema de género.
Este ano, o MOTELX deposita nas mãos firmes e visionárias de Gale Anne Hurd o primeiro Prémio Noémia Delgado para Mulheres Notáveis no Terror — um tributo que nela encontra a sua mais justa e luminosa guardiã.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.