MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa
18.ª edição
10 - 16 Setembro, Cinema São Jorge
Na segunda-feira, 15 de Julho, na Sala 3 do Cinema São Jorge, apresentámos um robusto leque de novidades da 18.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.
De 10 a 16 de Setembro, a grande casa de cinema da Avenida da Liberdade volta a ser a morada oficial do terror e o lugar por onde desfilam os principais títulos contemporâneos do cinema de género, com passagens pelas suas raízes e coordenadas para o futuro. Sete dias de ferozes estreias exclusivas, revisitações de clássicos, convidados, conversas e parcerias, numa programação fresca e alucinante desenhada para manter o MOTELX na linha da frente dos festivais mundiais de cinema "para duros".
Entre as novas confirmações, um dos maiores destaques vai para o mais recente e inesperado filme dos irmãos norte-americanos David e Nathan Zellner, “
Sasquatch Sunset” (com produção executiva do nosso velho amigo Ari Aster, convidado de honra da 13ª edição), um retrato bizarro e rigoroso da vida quotidiana de uma família de criaturas. Também a estrear em solo nacional distinguem-se o arrepiante thriller do realizador alemão Tilman Singer, “
Cuckoo”, que tem por cenário um resort nos Alpes repleto de segredos obscuros, com Hunter Schafer, actriz da série “Euphoria”; os canadianos “
In a Violent Nature”, de Chris Nash, e “
Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person”, de Ariane Louis-Seize; e a co-produção EUA e Reino Unido, “
Your Monster”, de Caroline Lindy.
Da Europa, chegam o irlandês “
Oddity”, pesadelo paranormal de Damian Mc Carthy - uma das revelações do último SXSW - , e o francês “
Plastic Guns”, de Jean-Christophe Meurisse, autor de “Laranjas Sangrentas”. Ambos completam para já as novidades da secção Serviço de Quarto e somam-se aos anteriormente anunciados “
The Devil’s Bath” (Áustria, Alemanha), de Veronika Franz e Severin Fiala, “
Exhuma” (Coreia do Sul), de Jang Jae-hyun, e “
Sayara” (Turquia), de Can Evrenol, que nos volta a agraciar com a sua presença este ano.
Em 2024, entramos novamente pelo Quarto Perdido adentro para descobrir mais filmes e cineastas definidores do terror português. “
A Culpa” (1980) representa a estreia em cinema do compositor e maestro António Victorino D’Almeida (com presença garantida na sessão) e um dos primeiros exemplos de ficção, depois do 25 de Abril, sobre a guerra colonial. A viagem pela filmografia de género do país tem outra paragem em “
As Desventuras de Drácula Von Barreto nas Terras da Reforma Agrária” (1977), uma curta-metragem desenvolvida pela Célula de Cinema do PCP.
O 18.º MOTELX inaugura ainda uma secção que sublinha obras inqualificáveis da sétima arte. A Sala de Culto resgata o telefilme da RTP “
Experiência em Terror” (1987), de Andrade Albuquerque, totalmente criado com amadores e baseado num conto de Dick Haskins (pseudónimo do realizador), e apresenta o
buddy movie independente “
O Velho e a Espada” (2024), de Fábio Powers, uma ode à série B, rodada na Beira Baixa e, portanto, instantânea lenda cinematográfica.
Também um manifesto da excelente forma do terror feito por cá verifica-se no número de filmes em competição. Fruto da lógica evolutiva e da vitalidade da produção de género em Portugal e na Europa, de que o MOTELX é um dos maiores catalisadores, oito títulos nacionais disputam o Prémio Méliès d’argent - Melhor Curta Europeia: “
Antes do Nascer da Lua”, de Mário Patrocínio; “
O Camaleão”, de Tiago “Ramon” Santos; “
Canto”, de Guilherme Daniel; “
Estéril”, de João Pais da Silva; “
The Hunt”, de Diogo Costa; “
Nuclear”, de David Falcão; “
Quanto Pesa um Corpo?”, de Gabriel Nery; e “
Unicorn Hunting”, de Miguel Afonso.
Quanto aos alinhados para o Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa 2024 - o maior prémio monetário para curtas-metragens do país e a competição mais importante do Festival -, estes solidificam o dinamismo do cinema de género luso, com uma dezena de filmes a concurso: “
After Link”, de Catarina De Cèzanne; “
Holofote”, de Camilla Ciardi; “
Menor que Três”, de Dan Martin, Sofia Pessoa Pádua, Mariana Cabecinha e Cláudio Monteiro; “
The Night Hunter”, de Paulo Leite; “
Parem de Olhar para Mim”, de Carolina Aguiar; “
Penrose”, de Alessandra Roucos e Maria Teresa Teixeira; “
O Procedimento”, de Chico Noras; “
Putto”, de Carlos Calika; “
Santanário”, de João Pedro Frazão; e “
Umbral”, de Miguel Andrade.
Ainda no campo das competições, o MOTELX retoma a parceria fundada o ano passado com o
GUIÕES - Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, que celebra a sua 10.ª edição, para eleger o melhor dos cinco argumentos de terror seleccionados para longas-metragens ainda não produzidas, o
Prémio MOTELX GUIÕES 2024.
“
Il Demonio”, de Brunello Rondi (Itália, França, 1963), “
The Plague of the Zombies”, de John Gilling (Reino Unido, 1966), “
10 Rillington Place”, de Richard Fleischer (Reino Unido, 1971), e “
Valerie and Her Week of Wonders”, de Jaromil Jireš (Checoslováquia, 1970), são as fitas banidas pela ditadura presentes no ciclo “A Bem da Nação: Os Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo”, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Além das quatro escolhas, há uma
sessão surpresa a ter lugar na Sala Rank do Cinema São Jorge, onde, reza a lenda, a censura via e classificava filmes.
Outro tema na programação é o fenómeno da Inteligência Artificial, através da primeira projecção em Portugal, após a estreia em Locarno, do documentário-ensaio “
Cartas Telepáticas”, de Edgar Pêra - um exercício de IA traduzido em arte, estabelecendo elos entre Fernando Pessoa e H. P. Lovecraft -, e do resultado ao desafio colocado pelo MOTELX a cineastas de tentarem usar esta tecnologia contemporânea de forma artística, no
AI Horror Short Films Showcase.
Já o amplo motor da vanguarda do cinema de género do nosso festival, a SectionX, guarda as médias-metragens experimentais “
Mamántula” (Alemanha, Espanha), de Ion De Sosa, e “
Anapidae (Appelle-moi)” (França), de Mathieu Morel. E como não podia deixar de ser, a 18.ª edição do MOTELX apresenta também uma seleção de curtas-metragens internacionais, uma mostra do melhor que se faz pelo mundo do terror em formato curto: "
The Cost of Flesh", de Tomas Palombi; "
Dream Creep", de Carlos A. F. Lopez; "
Meat Puppet", de Eros V; "
RAT!", de Neal Suresh Mulani; "
Strangers Like Us", de Felix Krisai e Pipi Fröstl; "
Wander to Wonder", de Nina Gantz; "
We Joined a Cult", de Chris McInroy; "
Scalp", de Frederico Majerus; e "
Where The Mountain Women Sing", de Juefang Zhang.
Quem também respondeu à chamada foi o
Lobo Mau. A secção menos assustadora do Festival, dedicada ao público mais novo e às famílias, traz a fábula pós-apocalíptica de animação “
Flow”, do letão Gints Zilbalodis, e a já icónica sessão de Sustos Curtos, para miúdos e graúdos.
No MOTELX Lab, a não perder a apresentação da enciclopédia feminista “
I Spit On Your Celluloid: The History of Women Directing Horror Movies”, de Heidi Honeycutt, com um painel moderado pela associação MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento que inclui a autora e ainda a realizadora galesa Prano Bailey-Bond. Associada ao encontro está a exibição de “
Censor” (Reino Unido, 2021), o tratado de terror psicológico de Bailey-Bond acerca de uma censora britânica durante o auge do
video nasty.
A este vasto naipe de novidades, junta-se a entretanto revelada colaboração com o colectivo artístico
Liquid Sky. Apontado para os dias 6 e 7 de Setembro e integrado no Warm-Up do Festival, o
MOTELX AV Lab co-hosted by Liquid Sky Artistcollective ocupa o Beato Innovation District (antes Hub Criativo do Beato) com um desafiante programa de fusão entre música electrónica e terror, que pretende reunir músicos, realizadores, sound designers e artistas ligados ao VJing em workshops de sintetizadores DIY, jam sessions, performances e sessões de cinema underground, e cujos bilhetes já estão à venda na
Blueticket.
Sobre as parcerias, este ano renova-se o apoio dos patrocinadores ADLC, BNP Paribas, Seaside, TVCine, Cerveja Coruja e FilmTwist.
A 18.ª edição do MOTELX vem aí e vai amaldiçoar o Cinema São Jorge entre os dias 10 e 16 de Setembro!