A Culpa

A Culpa

Um filme de António Vitorino D’Almeida

Portugal, 1981, 120'


Com convidado - António Victorino d’Almeida (Realizador) | Sessão 1

Cópia digitalizada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Medida integrada no programa Next Generation EU.


Portugal, 1973. Nas vésperas da Revolução dos Cravos, Mário, ex-combatente da Guerra da Guiné, quer regressar à sua vila natal. Traz consigo uma vaga sensação de culpa pela morte de dois homens – um soldado e um nativo –, por um alarme que deu durante a noite. Mário procura um deputado em cuja quinta, no Norte do país, a sua família trabalhara – e pretende, precisamente, que lhe seja dado ali emprego. Isolado por tudo e por todos, Mário acaba por se transformar, aos olhos do povo, numa figura vulgarmente definida como lobisomem, e acaba vitimado por um ódio que encontra nessa superstição popular o seu melhor álibi. Jorge Leitão Ramos escreveu, em 1981: «a grande vantagem de “A Culpa” era que, pelo preço de um bilhete de cinema, nós tínhamos a oportunidade de ver várias hipóteses de filme. Da comédia a traço grosso ao filme de terror, das incursões surrealistas ao filme político».

Créditos

Realização António Victorino d’Almeida Argumento  António Victorino d’Almeida Produção António Victorino d’Almeida, João Franco Elenco Sinde Filipe, Estrela Novais, Mário Viegas Língua Português Legendas Inglês Cópia Cinemateca Portuguesa

António Vitorino D’Almeida

Realizador "A Culpa"
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.