Notícias

VENCEDORES MOTELX 2023

A película “De Império”, de Alessandro Novelli, venceu hoje a melhor curta-metragem portuguesa 2023 da 17.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, anunciou a organização.
A película “De Império”, de Alessandro Novelli, venceu hoje a melhor curta-metragem portuguesa 2023 da 17.ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, anunciou a organização.

“Escolhemos este filme por criar um mundo próprio paralelo à realidade de forma metafísica. Nada é óbvio, é sempre inesperado e nem sempre compreensível à primeira vista porque tem várias camadas”, justificou o júri em comunicado.

O júri foi constituído pelo músico e produtor Ingmar Koch, pelo diretor artístico do festival Galego Freaky Film Festival, Juan Castro Garcia, e pela atriz Rita Blanco. O prémio é de cinco mil euros. O júri atribuiu ainda uma menção especial ao filme “Paralisia”, de Inês Monteiro, por a “montagem e, particularmente, a atriz levarem o filme com interesse até ao fim”.

O prémio Méliès d’argent – melhor longa europeia 2023 foi para o filme “Superposition”, da dinamarquesa Karoline Lyngbye por decisão do júri constituído pelo ator Dinarte de Freitas, pelo realizador Gonçalo Almeida e pela diretora-geral do Festival Internacional de Cinema Fantástico Sitges, Mónica Garcia. “Com um elenco talentoso e uma excelente cinematografia, e pela complexidade na utilização de artifícios da fantasia para mostrar uma teia narrativa bem tecida, sobre uma crise de identidade durante o relacionamento, premiamos “Superposition”, da realizadora Karoline Lyngbye”, justificou o júri.

Nesta categoria, foi ainda atribuida uma menção honrosa a “Hood Witch”, de Saïd Belktibia (França). “Gangrene”, do espanhol Ignacio Gil-Toresano Fernández, foi o vencedor do prémio Méliès d’argent – melhor curta europeia 2023, um prémio também decidido por Ingmar Koch, Juan Castro Garcia e Rita Blanco por considerarem que “consegue mostrar o medo, o pavor, o desassossego com muito pouco”.

O prémio do público foi atribuído ao filme “Irati”, do espanhol Paul Urkijo Alijo.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.