No dia 19 de Outubro, na Rua Maria 10b (
mapa), a convite da
Unconvention Lisboa, apresentamos duas sessões especiais com experiências visuais ousadas que moldam o terror de hoje e de amanhã.
Vão encontrar body horror, fantasia, transcendência e alucinação, filmes que perturbam através de técnicas hipnóticas e formas não convencionais.
Ao romper com a causalidade narrativa e desconstruir a linguagem visual familiar, essas obras funcionam como rituais alucinatórios: desorientadores, poéticos e estranhamente primitivos.
A programação investiga as fontes dessas visões para revelar novas perspectivas do terror cinematográfico, oferecendo um caleidoscópio de poesia macabra, imagens ocultistas e enigmas cromáticos criados por grandes inovadores do experimentalismo.
A Unconvention Lisboa é um festival dedicado à arte da tatuagem e à experimentação criativa produzido por Charleine Boieiro (Françoise Tattoo) e Catarina Querido (Anjos70). Dois fins-de-semana transformados num laboratório vivo da pele e do corpo, reunindo artistas nacionais e internacionais para mostrar, experimentar e conectar. A entrada é livre.
19 OUT - 16H30 | CURTAS(Rua Maria 10b, Lisboa)
Entrada Livre
A New Kind of Testament
(França, 2023, 16')
de Stephen Vuillemin
Uma jovem depara-se com umas animações na Internet que foram claramente criadas a partir de selfies privadas suas. Uma mulher desconhecida, com o mesmo nome que ela, confessa roubo de identidade. Mas a morte é mais rápida que a resposta à pergunta: Porquê?
Ele of the Dark(EUA, 2022, 12')
de Yace Sula
Um artista não-binário contempla a sua relação com a escuridão e o poder que esta tem sobre a sua compleição, trauma e queerness.
Semen Retention for a Better Tomorrow
(EUA, 2022, 5')
de Alexandra Neuman
Motivado pela relação causal entre a dominação patriarcal e a crise climática, “Semen Retention for a Better Tomorrow” integra ciência climática, ecofeminismo e alquimia tântrica num ethos especulativo para a cura planetária e corporal.
Halves Through Night
(França, 2021, 11')
de Lina Laraki
‘Bazarkh’é um termo de origem persa para o espaço transicional entre a vida e a morte. Designa a distância específica que separa estes dois mundos. “Halves Through Night” explora este espaço velado onde há seres suspensos, separados do real, não pertencendo a lugar nenhum.
From.Beyond
(Noruega, 2022, 13')
de Fredrik S. Hana
“From.Beyond” é uma curta-metragem experimental que consiste em perspectivas diferentes, com referências à ficção científica, terror e found footage. Uma visão caleidoscópica que retrata o primeiro contacto da humanidade com vida alienígena, contada através de filmagens de arquivo artificiais combinadas com prática FX, miniaturas e truques com uma câmara old-school.
19 OUT - 19H | LONGA
(Rua Maria 10b, Lisboa)
Entrada Livre
Residency(EUA, 2023, 75')
de Winnie Cheung
Durante uma residência de inverno em Brooklyn, dez mulheres artistas sucumbem à escuridão dos seus próprios fascínios e obsessões criativas. Numa espécie de tango DIY punk que mescla ambiguamente o ficcional e o documental, Winnie Cheung esculpe a sua primeira longa-metragem, trabalhando a sua própria transcendência – mulher, artista, nova-iorquina e filha de imigrantes – em contraste com a sua iminência e a do que a rodeia – corpos, lugar, tempo. O filme segue dez mulheres ao longo do mês de Fevereiro de 2022, na galeria/colectivo artístico,The Locker Room; mas, desta vez, ao invés de a sua história ser apitada pelo tradicional male gaze, os tropes do género de terror – como a “final girl” – são subvertidos no intuito de dialogar sobre a verdadeira experiência de uma artista no momento de criação: ansiedade com notas graves de prazer, delírio e alegria; o desejo do âmago em detrimento do físico; não saber quando parar. Elas são as mãos do sonho e o coração do pesadelo.