Notícias

Revelada a programação completa da 13.ª edição do MOTELX

A 13.ª edição do MOTELX decorre entre 10 e 15 de Setembro e propõe mais de 60 sessões para mostrar o melhor do cinema de terror criado em Portugal e além-fronteiras. Workshops, actividades para os mais novos, apresentações e masterclasses completam o programa do Festival, mas antes há Warm-Up com cinema ao ar livre, concertos e uma visita aterradora ao Museu de Arte Antiga.
O MOTELX propõe  a descoberta do melhor cinema de terror da actualidade e rever filmes de culto, com convidados como o realizador Ari Aster (“Midsommar”, “Hereditário”) e o actor veterano Jack Taylor. 

A sessão de abertura no dia 10 de Setembro traz a estreia nacional de “Ma”, thriller de Tate Taylor (“The Help”, “The Girl on a Train”) com a oscarizada Octavia Spencer no papel de uma mulher solitária que decide acolher as festas de um grupo de adolescentes na sua cave – com regras muito particulares. “Come to Daddy” encerra o Festival a 15 de Setembro e conta com uma interpretação igualmente ousada e inesperada por parte de Elijah Wood. 

Ari Aster, prodígio do terror americano, é convidado de honra na 13.ª edição do MOTELX e vem apresentar a estreia portuguesa de “Midsommar”, um dos filmes mais aguardados do ano (13 Setembro, 21h), e o já clássico “Hereditário” (14 Setembro, 15h30). As sessões incluirão um Q&A com o realizador. Aster dará ainda uma masterclass sobre folk horror com o escritor Howard David Ingham (“We Don’t Go Back: A Watcher’s Guide to Folk Horror”), seguida de uma sessão de autógrafos (15 Setembro, 17h30).  

À lista de convidados do MOTELX junta-se o veterano Jack Taylor, actor-fetiche do cinema exploitation espanhol dos anos 60 e 70. Taylor participou ainda em filmes de John Milius, Ridley Scott e Milos Forman, e em Portugal contracenou com Johnny Depp em “The Ninth Gate” (Roman Polanski). O MOTELX presta homenagem a esta figura única do cinema de género com uma sessão especial na Sexta-feira 13 (19h). Serão exibidos o documentário “Jack Taylor, Testigo del Fantástico” (Diego López, 2018) e “Necronomicon” (Jesús Franco, 1968). Este último, filme de culto também conhecido como “Succubus”, foi rodado em Lisboa e ficou marcado por duas estreias: a de Taylor como protagonista e a de Karl Lagerfeld como figurinista. 

Além do Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent, cujos 10 finalistas foram anunciados em Julho, o MOTELX promove o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent em conjunto com a Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico. São oito os filmes em competição: “Faz-me Companhia”, de Gonçalo Almeida (Portugal, estreia mundial); “All the Gods in the Sky”, de Quarxx (França); “Extra Ordinary”, de Mike Ahern e Enda Loughman (Irlanda, Bélgica); “Finale”, de Søren Juul Petersen (Dinamarca); “Get In”, de Olivier Abbou (França); “A Good Woman is Hard to Find”, de Abner Pastoll (UK, Bélgica, Irlanda, estreia internacional); “The Hole in the Ground”, de Lee Cronin (UK); e “Why Don’t You Just Die!”, de Kirill Sokolov (Rússia). 

A secção Serviço de Quarto mostra 26 longas internacionais. Entre as novidades está o brasileiro “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, filme que em Maio venceu o Prémio do Júri em Cannes. Este ano, o cinema asiático volta a destacar-se com filmes como “The Gangster, the Cop, the Devil” (Lee Won-Tae, Coreia do Sul), o japonês “It Comes” (Tetsuya Nakashima) ou o indiano “Tumbbad” (Rahi Anil Barve). Dos EUA chegam, entre outros, o western feminista “The Wind” (Emma Tammi) e “Nightmare Cinema”, antologia realizada por mestres como Mick Garris e Joe Dante com Mickey Rourke no papel de projeccionista diabólico. Da Europa, realce para “Lords of Chaos” (Jonas Åkerlund), baseado na história real dos “Mayhem”, banda de black metal norueguesa com apetite para a destruição.  

A secção Doc Terror regressa com documentários sobre dois lendários realizadores de filmes de terror série B, Jairo Pinilla (“Jairo’s Revenge”, Simon Hernandez) e Al Adamson (“Blood & Flesh”, David Gregory). Exibir-se-á também “Horror Noire: A History of Black Horror” (Xavier Burgin), análise profunda do papel dos afro-americanos no cinema de terror norte-americano.   

Nas sessões especiais, para lá das já anunciadas celebrações dos 40 anos de “Alien” e da primeira Sexta-Feira 13 em 13 anos de MOTELX com “Friday the 13th”, assinalam-se os 60 anos do terror sci-fi “tão-mau-que-é-bom” de “Plan 9 from Outer Space” (1959, Ed Wood) com projecção comentada ao vivo por Susana Romana e Tiago R. Santos (14 de Setembro, 21h).

E por falar em Sexta-Feira 13, a festa “MOTELX After Dark” promete esconjurar qualquer superstição com o colectivo cosmo-burlesco belga Dance Divine (Casa de Desenho, Santos-Rio).  

Para aquecer os ânimos, o MOTELX volta a promover eventos Warm-Up de entrada livre entre 5 e 7 de Setembro. No dia 5 de Setembro, o Museu Nacional de Arte Antiga abre pela primeira vez as suas portas à meia-noite para receber o MOTELX e orientar uma visita inédita sobre o inferno na Arte (já esgotada). Sexta-feira, 6 de Setembro, Filipe Raposo pega em 13 temas de terror para convocar ladainhas ancestrais do nosso imaginário cinematográfico num cine-concerto no Convento São Pedro de Alcântara. O Warm-Up termina no Largo Trindade Coelho no sábado, dia 7, com uma sessão ao ar livre de “Ed Wood” de Tim Burton, a dar o mote para a celebração dos 60 anos de “Plan 9”.  

FAÇA O DOWNLOAD DO PROGRAMA COMPLETO AQUI


Os bilhetes para o MOTELX estão à venda a partir das 11h00 desta sexta-feira, 30 de Agosto, na Ticketline e nos pontos de venda habituais, e a partir de 3 de Setembro no Cinema São Jorge.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.