Notícias

Passatempo "Propriedade"

"Propriedade", de Daniel Bandeira, originalmente exibido pela 1ª vez entre nós na 17ª edição do MOTELX, tem finalmente estreia nacional marcada para o 1 de Maio, 2025. Vê aqui os vencedores de bilhetes para sessões do filme em Lisboa e Porto, entre 1 e 4 de Maio.
MOTELX e a Nitrato Filmes unem-se na divulgação da estreia nacional, no 1ª de Maio de 2025, de uma dos mais impressionantes obras de terror lusófonas dos últimos anos, que começou o seu percurso em Portugal na edição de 2023 do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa: "Propriedade", de Daniel Bandeira, que foi então nosso convidado de honra. Oferecemos 10 convites duplos (5 para Lisboa, 5 para Porto) para qualquer sessão deste filme, entre os dias 1 e 4 de Maio, nos Cinemas City Alvalade (Lisboa) e Cinema Trindade (Porto).

Esta obra perturbadora de comentário social estreou-se mundialmente no no Festival do Rio em 2022, e teve a primeira exibição em solo nacional na 17ª edição do MOTELX. É a segunda longa-metragem dirigida por Daniel Bandeira e teve uma óptima recepção entre o público e a crítica cinematográfica, que elogiou o instinto de questionar o status quo e a encenação narrativa e técnica do terror da luta de classes. A sua primeira exibição nacional, feita com o MOTELX na Sala 3 do Cinema São Jorge a 15 de Setembro de 2023, foi seguida por um momento de Q&A com o cineasta, onde foram colocadas diversas questões sobre a realização e mensagem do filme.

Para se habilitarem a ganhar bilhetes para a estreia desta obra inovadora, os participantes tiveram de seguir as páginas de Instagram/Facebook do MOTELX e da Nitrato Filmes e ser os primeiros a responder correctamente à pergunta indicada no post do passatempo, enviando a resposta para o e-mail «passatempos@motelx.org», juntamente com o nome, o número de BI/CC e indicação do cinema e horário da sessão pretendida. 

Parabéns aos vencedores:

Cinemas City Alvalade (Lisboa)
1) Vitor Cavalheiro
2) Pedro Bucho
3) Nuno Rocha
4) Dinis Leal da Silva 
5) Vanda Alice Dias Pereira

Cinema Trindade (Porto)
1) Nancy Maria Oliveira Varum
2) Maria de Fátima Veloso Ferreira Moreira
3) Nuno Miguel Brito Linhares
4) Nuno Costa
5) Maria Carolina Mello 

* NOTAS IMPORTANTES: Cada participante está habilitado a ganhar apenas uma vez em cada passatempo. No acto de levantamento do convite será obrigatória a apresentação do documento de identificação do vencedor. Não serão entregues convites mediante apresentação da identificação pessoal do vencedor por outras pessoas, nem cópias dos referidos documentos.

Desejamos a todos/as uma óptima sessão!

----------------

"Propriedade" (Brasil, 2022)

Realização e Argumento: Daniel Bandeira
Elenco: Mallu Gali, Zuleica Ferreira, Tavinho Teixeira



Depois de ter sido vítima de uma situação de reféns, Teresa vive numa espécie de prisão domiciliária na sua moradia. Sabendo que ela ainda está muito traumatizada, o seu marido oferece-lhe um carro blindado topo de gama e convence-a a irem para a fazenda da família. No entanto, pouco depois de chegarem à propriedade, os trabalhadores – informados de que terão que sair da terra que foi vendida e cansados de anos de exploração – ocupam a fazenda à mão armada. Enquanto Roberto é feito refém, Teresa foge para o carro, onde fica encurralada.

Com uma fotografia estonteante que lembra um western, o filme de Daniel Bandeira reabre o diálogo entre o fílmico e o real, aludindo à disparidade entre classes sociais, ao passado colonial e ao racismo estrutural do Brasil, através de uma violenta perseguição. Estreia em Portugal no MOTELX, depois de ter sido exibido numa das secções mais prestigiadas da Berlinale (Panorama) em 2023.



"a "Propriedade" não falta personalidade e uma característica curiosa: o filme tem coragem de manter-se fiel aos seus desígnios. Ainda que seja assolado por uma moldura que tenha aparecido com frequência nos últimos anos, Bandeira não tem medo de respeitar suas decisões e expor imagens que poderiam parecer replicadas. Ao invés disso, ele provoca com seu desfecho uma supremacia da resistência, mas principalmente uma pergunta se faz relevante: em algum momento a força do oprimido se encerra? A julgar por sua última imagem, fica na cabeça a ideia de uma destruição de futuro que nunca cessará de tentar."
Francisco Carbone


Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.