Notícias

O MOTELX na Casa Comum da Universidade do Porto

No sábado, dia 23 de Março, O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa ruma a norte para divulgar a sua actividade junto da comunidade académica e cinéfila portuense, na Casa Comum da Universidade do Porto, lugar privilegiado para a transmissão de conhecimento e ideias na cidade Invicta.
Pelo segundo ano consecutivo, a Casa Comum recebe o MOTELX para um evento diverso e aberto ao público, em que a grande festa do terror irá apresentar a sua acção de incentivo e promoção do cinema de género, as suas diferentes secções competitivas com os respectivos Call for Entries que se encontram abertos, e também eventos futuros e planos para a 18.ª edição do MOTELX, que acontece de 10 a 16 de Setembro de 2024, no Cinema São Jorge (Lisboa).

Este ano o MOTELX já passou por várias escolas e universidades para exibir o melhor cinema de terror nacional e apresentar as várias secções do festival,  com destaque para o Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa, o maior prémio para curtas-metragens em Portugal (5000€), cujas inscrições estão abertas até 15 de Maio.

Chega agora ao Porto, num feliz regresso à Casa Comum, onde se realizará, às 16h, uma sessão de apresentação do festival e suas secções competitivas, assim como do livro "O Quarto Perdido do MOTELX - Os Filmes do Terror Português (1911-2006)". Esta obra vencedora do Prémio AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento para Melhor Colectânea de Textos de 2023, teve coordenação de João Monteiro e Filipa Rosário e propõe uma releitura da 7.ª Arte em Portugal através do terror.

E às 21h30, no mesmo lugar, haverá uma exibição de “Laranjas Sangrentas”, a segunda longa-metragem de Jean-Christophe Meurisse, vencedora do Prémio do Público do MOTELX em 2021. Dona de um desenrolar surpreendente e um desfecho inesperado, esta obra que também integrou a selecção oficial do Festival de Cannes, bebe dos westerns de Sam Peckinpah e do clássico “Deliverance”, de John Boorman, e foi descrita no site Screen Daily como “um ataque verbal e visual violento ao politicamente correcto”, enquanto o ScreenAnarchy considerou que nela “Meurisse eleva o Novo Burlesco francês a um lugar sombrio”. Também a revista Variety considerou que “depois de uma primeira parte de humor satírico, “Laranjas Sangrentas” dá uma reviravolta para tornar ainda mais pesado e convincente tudo o que foi apresentado anteriormente” e “poucos filmes mudam de estilo a meio e ainda menos o fazem com sucesso”, acrescenta.

Dia 23 de Março, o MOTELX ocupa a Casa Comum da Universidade do Porto e todos são bem-vindos.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.