Notícias

MOTELX On Tour: Curtas de Terror Portuguesas

No dia 30 de Outubro, o MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vai estar em Paris para uma sessão especial com a exibição de filmes que passaram pelo Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa, na presença de alguns dos seus realizadores.
No dia 30 de Outubro, o MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa vai estar em Paris para uma sessão especial com a exibição de filmes que passaram pelo Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa, na presença de alguns dos seus realizadores.

Em parceria com a Cinemateca Francesa e o Instituto Camões, o MOTELX programa uma sessão especial que recupera oito curtas dos últimos anos de competição pelo maior prémio em Portugal para curtas-metragens, criado em 2009.

É praticamente uma década de criação nacional num território outrora inexplorado e de certo modo marginalizado em Portugal. Hoje, é com orgulho que se pode dizer que se faz cinema de terror no país com regularidade num género que exige tanto de saber fazer como de talento e criatividade. Sem dogmas nem preconceitos foi-se desbravando caminho com sangue novo e propostas arrojadas às quais o MOTELX procurou desde a primeira hora dar a maior projecção e visibilidade, cá dentro e lá fora.

Este ano avançamos com uma tournée internacional deste conjunto de curtas nomeadas para o Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa, que irá decorrer em cidades de vários países a anunciar brevemente e que tem início em vésperas de Halloween em Paris.

Segunda-feira, 30 de Outubro 2017, 19h00
Salle Georges Franju | Cinémathèque Française
Comprar Bilhetes



Papá Wrestling
Menção especial 2009
(Portugal, 2009)
Fernando Alle


Após os rufias da escola roubarem a lancheira do seu filho, um Wrestler aposentado parte numa vendetta pessoal para recuperar o objecto roubado e restituir a justiça à escola.



A Tua Plateia
 
(Portugal, 2015)
Óscar Faria


O interior de Portugal está cada dia mais isolado e abandonado. Um homem misterioso conduz nas suas estradas vazias recolhendo pedras, paus e... vítimas. Que anda ele a construir?



Andlit

Menção Especial 2015
(Portugal, 2014)
João Teixeira Figueira


Um robô vive sozinho num edifício abandonado, estudando a vida humana por um catálogo de pinturas e fingindo que bebe chá em companhia imaginária.



Sangue Frio
 
Vencedor 2009
(Portugal, 2009)
Patrick Mendes


Uma mulher chega a um velho silo e acaba por se envolver numa relação obsessiva com um espantalho.



Nico - A Revolta
 
(Portugal, 2013)
Paulo Araújo


1974, ano da Revolução. Alguém bate à porta e entrega um maço de notas de mil escudos ao dono da casa em troca de um serviço.



Maria
 
(Portugal, 2014)
Joana Viegas


Um homem tenta criar a filha, enquanto tudo faz para esconder um segredo tenebroso que só partilha, em confissão, com o padre da aldeia.



Miss Mishima
 
(Portugal, 2011)
Pedro Rocha


“Miss Mishima” é um filme sobre o amor e a morte, que pretende explorar a ambiguidade das sensações, explorar os limites entre o prazer e a dor; sobre a morte como derradeiro fetiche e sobre o suicídio ritual Seppuku.



Depois do Silêncio
 
Menção Especial 2017
(Portugal, 2017)
Guilherme Daniel


Uma mulher desolada esforça-se para aceitar a inesperada morte do marido, mas é confrontada com o recorrente retorno dele ao mundo dos vivos.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.