Os Crimes de Diogo Alves - Homenagem a Bernardo Sassetti

Os Crimes de Diogo Alves

Um filme de João Tavares

Portugal, 1911, 23'

Dia 7 de Setembro (quarta-feira) | 20h00
Teatro São Luiz Bilhetes 
AQUI 

Sessão em parceria com o Teatro São Luiz, a Casa Bernardo Sassetti, com acompanhamento musical ao vivo sob a orientação de Desidério Lázaro

As façanhas de Diogo Alves, um perigoso facínora que aterrorizou Lisboa, em 1836-39. Os assassinatos, os assaltos, a denúncia. A prisão, a sentença, a execução…

Os Crimes de Diogo Alves (23') 
Assim reza a sinopse daquele que o primeiro director da Cinemateca, Féliz Ribeiro, classificou de “o primeiro grande filme de ficção português” apesar de existir uma versão inacabada datada de 1909. Com argumento baseado no folhetim “Criminosos Célebres”, este filme relata em quadros as façanhas macabras do “assassino do aqueduto”, Diogo Alves. Por isso, estamos igualmente perante o primeiro filme de terror português, visto tratar-se da vida de um serial killer. Estreado em Abril de 1911, foi um grande sucesso de público e alvo de polémica depois de ter sido suspensa a sua projecção pela polícia, pelo risco do filme poder “induzir ao crime”. Esta sessão especial vai ser acompanhada por uma partitura original da autoria de Bernardo Sassetti.

Seguir-se-á a conversa Do Silêncio, Revelação – A composição para cinema mudo em Portugal, que contará com a participação de Tó Trips – que, com os Dead Combo, integrou bandas sonoras de filmes do Repórter X e, a solo, compôs a música de “Surdina”, de Rodrigo Areias –, Filipe Raposo – pianista, compositor e orquestrador, que colabora ativamente com a Cinemateca Portuguesa – Margarida Cardoso, cineasta e amiga de Bernardo Sassetti com quem colaborou em “A Costa dos Murmúrios”  e Desidério Lázaro – professor saxofonista e compositor, com moderação da curadora e investigadora  Érica Rodrigues.

Créditos

Realização João Tavares Argumento João Freire Correia, Lino Ferreira Produção João Freire Correia (Portugal Filmes) Elenco Alfredo Sousa, Amélia Soares, Gertrudes Lima Línguas Português Legendas Inglês Vendas ANIM - Arquivo Nacional da Imagem em Movimento

João Tavares

Realizador "Os Crimes de Diogo Alves"
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.