Já ouviste falar do monstro “Coca”? De acordo com o livro “Bestiário Tradicional Português”, escrito por Nuno Matos Valente e ilustrado por Natacha Costa Pereira, o aspecto da Coca varia de região para região – no Algarve tem uma forma quase humana, mas em Monção tem corpo de dragão –, sendo que o que é consensual é que tem uma cabeça de abóbora, cospe fogo e alimenta-se de crianças desobedientes. Aliás, o seu lugar favorito é o telhado, pois é onde pode “ficar à coca” e vigiar o comportamento dos mais marotos…
Neste workshop de efeitos especiais, poderás fazer o teu próprio monstro “Coca” com novos colegas e a ajuda de um dos mais engenhosos cineastas do terror português, Fernando Alle, famoso pelos seus filmes de trash horror onde os efeitos especiais caseiros (feitos pelo próprio) são a ordem do dia. Mas os ensinamentos não ficarão por aqui. Se a fase 1 é criar o monstro com alguns materiais básicos, a fase 2 é torná-lo num Frankenstein através da magia do cinema de terror! Depois de aprenderes a fazer alguns efeitos especiais tradicionais, terás que os pôr em prática em frente à câmera se queres que a criatura Coca ganhe vida.
Haverá muito sangue e membros falsos… mas o propósito é meramente educativo. Quem sabe não sais desta experiência a querer ser um realizador de cinema!
Fernando Alle é um realizador e argumentista português. Realizou as curtas-metragens “Papá Wrestling”, em 2009, “Banana Motherf****r”, em 2011, e, em 2019, realizou a sua primeira longa-metragem: “Mutant Blast”, que foi exibido em mais de 30 festivais em todo o mundo e ganhou inúmeros prémios. No total, os seus filmes ganharam mais de 30 prémios e foram selecionados para mais de 100 festivais em todo o mundo, incluindo Sitges, Frightfest, BiFAN e Tallinn Black Nights Film Festival, entre muitos outros.
Para te inscreveres, basta enviares e-mail para o nosso contacto: lobomau@motelx.org
M/10 | 15€ por criança