Dá uma volta ao medo!Praxinoscópio do Terror - Workshop FILMarCom o animador João Alves
16 SET | 11H20
Idades: 6-10 anos
Local: Sala 2
Entrada Livre
Inscrições:
lobomau@motelx.orgNesta actividade, as crianças vão poder fazer a sua primeira animação. Depois de uma breve introdução acerca do que é a animação e como funciona, cada criança irá escolher um monstrinho de um grupo de vários que já estão desenhados em tiras de papel, cada um pinta o seu monstrinho como quiser, e pode até personalizá-lo, acrescentando mais membros ou detalhes, se se sentir confiante. Depois, um a um, vão colocando as tiras pintadas no praxinoscópio e vão ver o seu monstrinho a mexer. No final, podem levar a tira de papel que pintaram para casa e para verem a animação podem usar os telemóveis dos papás, utilizando apps de stop-motion e a câmera fotográfica do telefone.
Este atelier tem o apoio do projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, no âmbito do programa EEAGrants 2020-2024
João Alves trabalha em animação desde 2006 e gosta de terror desde que se lembra. Já trabalhou em séries de TV para os mais pequenos na “Ilha das Cores” e para os mais crescidos na “Revolta dos Pastéis de Nata”. Desde 2009, trabalha na LisbonLabs a criar animações e grafismos para apps infantis e desde 2017 faz parte do colectivo COLA animation, onde foi responsável pelas “Canções da Maria - Especial História de Portugal” e mais recentemente realizou um dos segmentos d”O Natal do Bruno Aleixo”. Em 2010, estreou-se na realização com “Bats in the Belfry” que arrecadou o prémio de Melhor Curta Metragem Portuguesa de Terror no MOTELX, festival onde estreou. Actualmente, está em desenvolvimento da sua primeira longa-metragem de animação enquanto realizador, a adaptação para filme da banda desenhada nacional “O Baile”, com o apoio do ICA.