Edições Anteriores

MOTELX 2024

18.ª Edição

Resumo em vídeo da edição de 2024

Eventos

Masterclasses, debates e apresentações variadas focaram-se especialmente sobre a temática da escrita para cinema e televisão, com um programa de três dias organizado em nova parceria com o GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, que completou 10 anos. 
Para além de uma programação Lobo Mau repleta destinada às famílias, regressaram a Realidade Virtual MOTELX, sob o signo de "Terror Alternativo" e a noite épica do MOTELquiz. Dançou-se furiosamente na festa After Dark MOTELX, no Incógnito Bar.
Diversos livros e revistas foram lançados, para além de uma novíssima mostra AI Horror Short Film Showcase, integrada num programa de Warm-up que primou pelo vanguardismo e inovação, com um programa laboratorial de fusão entre música electrónica e cinema de terror intitulado MOTELX AV LAB co-hosted by Liquid Sky Artistcollective
No ciclo "A Bem da Nação" abordámos a temática dos filmes de terror proibidos pelo Estado Novo, exibindo uma selecção dos melhores que terminou com uma Sessão Especial na "secreta" sala Rank do Cinema São Jorge, de apenas 21 lugares, onde, reza a lenda, o SNI fazia as sessões com os seus censores e onde até o próprio ditador terá visto filmes.
Heidi Honeycutt apresentou o seu livro “I Spit On Your Celluloid: The History of Women Directing Horror Movies“ no painel intitulado “Preservar o Teu Legado”, com a realizadora Prano Bailey-Bond (”Censor”) e representantes da associaçáo MUTIM. Alan Jones, para além de integrar o júri do festival, apresentou os seus dois novos livros: "Starburst" e "Discomania".
Já na novíssima secção Sala de Culto exibimos O Velho e a Espada, uma série B contemporânea do albicastrense Fábio Powers - o estreante realizador lusitano, criador deste híbrido entre comédia, drama e acção, veio ao MOTELX fazer a sua Estreia Nacional em triunfo.

72-HOUR FILM PROJECT MOTELX/FCSH “VISLUMBRE”

O MOTELX e a FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa voltaram a unir esforços, desta vez para co-organizar um workshop de realização cinematográfica. Adaptando de forma livre o primeiro filme de terror português, “Os Crimes de Diogo Alves” (1911), que inicia também o livro “O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes do Terror Português (1911-2006)”, “Vislumbre” é um exercício de vidência em que se explora aquele que terá sido o único arrependimento do famoso assassino do Aqueduto das Águas Livres. O visionamento do filme foi sucedido por uma conversa entre a equipa e João Monteiro, director artístico do MOTELX.

APRESENTAÇÃO DOS LIVROS “DISCOMANIA” E “STARBURST”

Alan Jones, o premiado crítico de cinema, jornalista especializado no género do terror e director artístico dos festivais FrightFest, em Londres, e Trieste Science+Fiction, em Itália, apresenta no MOTELX os seus dois novos livros: “Starburst: The Complete Alan Jones Film Reviews 1977-2008” e “Discomania”.

PAINEL “PRESERVAR O TEU LEGADO” E APRESENTAÇÃO DO LIVRO “I SPIT ON YOUR CELLULOID: THE HISTORY OF WOMEN DIRECTING HORROR MOVIES”

Desde as primeiras vistas cinematográficas mudas (mais conhecidas por “reels”) até aos filmes independentes modernos, muita da história e do legado deixados pelas mulheres realizadoras de filmes de terror vieram a perder-se. Inspirado no livro “I Spit On Your Celluloid: The History of Women Directing Horror Movies“, de Heidi Honeycutt, o painel “Preservar o Teu Legado” foi precedido por uma sessão oficial de autógrafos, contou com a presença da autora e da realizadora Prano Bailey-Bond (”Censor”), e foi moderado por Biatriz Alves Ribeiro, representante das Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento (MUTIM).

LANÇAMENTO DO LIVRO “OS MELHORES CONTOS DA FÁBRICA DO TERROR – VOL. 2”

A Fábrica do Terror apresentou novamente o melhor da literatura de terror reunido numa obra física com os melhores contos já publicados digitalmente, na plataforma que dá casa a toda a produção artística dentro do género em Portugal. Em 2024, “Os Melhores Contos da Fábrica do Terror – Vol. 2” conta com um impressionante total de 54 autores, entre talentos estreantes, emergentes e consagrados.

WORKSHOP DE COFFEE TASTING – CUPPING FÁBRICA COFFEE ROASTERS

"Cupping” é uma prova onde podes experimentar e comparar diferentes (e deliciosas) variedades de café. Neste workshop, aprendemos a avaliar a acidez, doçura e corpo do café, e como cada um é único. 

MOTELX Realidade Virtual: Terror Alternativo

Neste evento de realidade virtual vivenciámos uma experiência única em cenários alternativos que, de outra forma, não seriam vistos pelos participantes. Criado por alunos da licenciatura em Tecnologias Criativas do IADE, esta foi uma oportunidade para se experimentar tecnologias que têm vindo a crescer significativamente no universo dos jogos de vídeo e das experiências imersivas.

LANÇAMENTO DA TERCEIRA SEQUELA DA REVISTA ZONA NEGRA DEDICADA O TERROR: “ZONA NEGRA III”

Para os amantes de banda desenhada e do género de terror, fizemos o lançamento da terceira sequela da revista “Zona Negra” dedicada ao terror: a “Zona Negra III" - mais de uma centena de páginas a preto e branco dedicadas ao terror autoral de diversos artistas emergentes, e regressou ao MOTELX após o lançamento da sua primeira edição.

MOTEL QUIZ: O REGRESSO II

A noite épica do MOTELquiz regressou! Com ela, as famosas perguntas sobre cinema de terror, cultura pop e, a bem dizer, tudo aquilo que passar pela cabeça dos anfitriões no momento.

FESTA AFTER DARK INCÓGNITO

Miss Boopsie Cola herself, Cláudia Duarte, e, connosco desde 2022, a mágica Groove Armanda, fizeram dois DJ sets regados de indie dance, indie rock, disco not disco e new wave.

LANÇAMENTO DO LIVRO “A VOLTA NO CAIXÃO” DE PEDRO LUCAS MARTINS

A morte ocupa pouco espaço, mas é possível que se prolongue por bastante tempo, nos contos que jazem em “A Volta no Caixão”, colectânea apresentada pelo autor Pedro Lucas Martins.

ALMA – ACTIVIDADES PARA CRIANÇAS: ATELIER SENSORIAL

No Atelier Sensorial ALMA, as crianças deram asas à imaginação enquanto exploraram os seus cinco sentidos, numa actividade com elementos ligeiramente “terríveis” com os quais as crianças interagiram criativamente.

“O CASALINHO DO DIABO”: LEITURA SENSORIAL

Ao longo da leitura do livro ilustrado “O Casalinho do Diabo”, da autoria de Jerónimo Rocha, explorámos os conteúdos de uma misteriosa caixa que materializa os objectos da história.

MEDOS A MUITAS MÃOS: ANIMÁMOS UM MONSTRO!

Neste workshop, fizemos e animámos o nosso próprio monstro “Coca” com novos colegas e a ajuda de um dos mais engenhosos cineastas do terror português, Fernando Alle, famoso pelos seus filmes de trash horror onde os efeitos especiais caseiros são a ordem do dia.

Convidados

Em 2024 contámos com uma imensidão de convidados diversos: realizadores, actores, produtores e figuras variadas ligadas ao do cinema de género naturais de todos os cantos do mundo. Foram 77 ilustres convidados que se juntaram a nós para a grande celebração lisboeta do cinema de terror, destacando-se os realizadores de longas-metragens exibidas Tilman Singer ("Cuckoo"), Edgar Pêra ("Cartas Telepáticas", em estreia mundial), Aislinn Clarke (“Fréwaka”), Can Evrenol ("Sayara"), Sokyou Chea ("Tenement"), Ayşe Polat (”In the Blind Spot"), João Cândido Zacharias ("A Herança"), Julien Maury e Alexandre Bustillo ("The Soul Eater"), Loic Tanson ("The Last Ashes") e o decano e figura de proa da cultura portuguesa do século XXI (Maestro) António Victorino d' Almeida, que apresentou o seu filme "A Culpa", integrado na secção Quarto Perdido.
Todos os realizadores candidatos ao Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa compareceram à chamada para ser nossos honrosos convidados e tiveram a oportunidade de apresentar o seu trabalho, assim como dezenas de realizadores das Curtas Internacionais exibidas.

Realizadores nacionais e internacionais convidados
Aislinn Clarke, Alessandra Roucos, Alexandre Bustillo, Ayşe Polat, Bailey-Bond, Camilla Ciardi, Carolina Aguiar, Carlos Calika, Catarina de Cèzanne, Chico Noras, Cláudio Monteiro, Colin G. Cooper, Dan Martin, David Falcão, David Vieira, Diogo Costa, Edgar Pêra, Fernando Alle, Frederico Majerus, Gabriel Nery, Guilherme Daniel, Jack Downs, João Bruno Carnide, João Cândido Zacharias, João Pais da Silva, João Pedro Frazão, Johnny Herbin, Julien Maury, Löic Tanson, Maëva João, Maria Cabecinha, Maria Teresa Teixeira, Mário Patrocínio, Miguel Afonso, Miguel Andrade, Paulo Leite, Prano Bailey-Bond, Ross Scott, Sam Fox, Sofia Pessoa Pádua, Sokyou Chea, Tiago “Ramón” Santos, Tilman Singer.

Tilman Singer

Realizador / Argumentista

Alemanha

Julien Maury & Alexandre Bustillo

Realizadores

França

Edgar Pêra

Realizador / Argumentista

Portugal

António Victorino D’Almeida

Realizador

Portugal

Can Evrenol

Realizador / Argumentista

Turquia

Aislinn Clarke

Realizadora / Argumentista

Irlanda

Sokyou Chea

Realizadora / Argumentista

Camboja

Prano Bayley-Bond

Realizadora / Argumentista

Reino Unido

Heidi Honeycutt

Autora / Jornalista

EUA

Alan Jones

Autor / Crítico / Programador

Reino Unido

Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.