Mini

Patrocinador Principal

EFFFF

A Federação



Em 2011, o MOTELX tornou-se o representante de Portugal na Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF, na sigla inglesa) ao lado de importantes festivais de cinema como por exemplo o Festival de Sitges (Espanha), BIFFF (Bruxelas) ou o Imagine (Amesterdão), entre muitos outros.

Factos e Números

  • 22

    Festivais

  • 16

    Países

  • 450000

    Espectadores

  • 1800

    Filmes/ano

  • 24

    Prémios/ano

Com cerca de duas dezenas de festivais representados no continente europeu, bem como membros apoiantes na Ásia e América do Norte, e com uma audiência global na ordem dos 450 mil espectadores, a EFFFF nasceu em 1989 e tornou-se numa das mais poderosas ferramentas para promover a originalidade e a criatividade da indústria do cinema europeu.   

Presente em 16 países, a Federação desenvolveu uma estreita rede de festivais que permite que os filmes cheguem mais facilmente às audiências estrangeiras, facultando-lhes uma visibilidade entre o público, imprensa e profissionais que não se encontra nos mercados do filme.

Em 1995 foram entregues os primeiros prémios da Federação, o Méliès d’Argent e o Méliès d’Or, cujo nome foi inspirado por Georges Méliès, o mítico cineasta francês pioneiro do cinema fantástico e efeitos especiais. Os prémios surgem como forma de estimular e premiar a criatividade e qualidade dos filmes europeus de género, promovendo-os a nível mundial também.

O filme vencedor do Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa ganha o Méliès d’Argent e é automaticamente seleccionado para a competição Méliès d’Or para Melhor Curta de Terror Europeia, galardão atribuído anualmente pela Federação às melhores curtas e longas-metragens europeias.

Este website usa Cookies. Ao navegares neste website estás a concordar com a nossa Política de Cookies.