Notícias

Terror rumo a Sul: MOTELX é o festival convidado do Algarve Film Week

A convite do Loulé Film Office, rumamos a Sul nos dias 20 e 21 de Janeiro, para assombrar a Algarve Film Week com uma programação que aproxima públicos de todas as idades do universo do terror.
Entre os dias 18 e 25 de janeiro, o Algarve Film Week, organizado pelo Loulé Film Office (@loulefilmoffice), será o anfitrião de uma semana de cinema, workshops, talks, eventos para a indústria — e terror. O festival convidado desta edição é o MOTELX, e rumamos até Loulé com uma programação para todas as idades durante os dias 20 e 21 de janeiro. 

No dia 20, o Lobo Mau desperta cedo para começar a festa com atividades dirigidas, principalmente, aos alunos da Escola Básica Dr. António Sousa Agostinho. Às 10h30 no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, exibiremos "Flow", que recebeu, no passado dia 6 de janeiro, o globo de ouro de "Melhor Filme de Animação", e às 14h00 teremos o workshop "Cria a tua própria história de terror!", que contará com a participação de uma turma da escola e a tutoria de Bernardo Gramaxo. 

Ao anoitecer, é a vez dos adultos se divertirem e, como tal, "Oddity" desce do frio cinzento da Irlanda até à Black Box do Pavilhão Multiusos 25 de Abril. “Oddity”, o novo filme de terror paranormal do irlandês Damian Mc Carthy (“Caveat”), recebeu o Prémio Méliès d’argent para Melhor Longa Europeia 2024 na 18ª edição do MOTELX e é um deleite para quem gosta de jump scares. Num jogo de tensão (entre o misticismo e o cepticismo) perspicazmente alojado na geografia de um só lugar, “Oddity” sobe-nos pela espinha com os seus silêncios, sombras e reviravoltas. Um óptimo programa para quem gosta de uma boa história de terror paranormal clássico.

No dia 21, a programação foi pensada especialmente para jovens adultos -- ou para aqueles que são eternamente young at heart. Às 14h00 teremos uma sessão de curtas-metragens da competição Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa na Escola Secundária de Loulé — "Cemitério Vermelho", de Francisco Lacerda; "15'", de Francisco Neves; "Paralisia", de Inês Monteiro; "Penrose", de Alessandra Roucos, Maria Teresa Teixeira; "O Procedimento", de Chico Noras, que arrecadou o Prémio MOTELX em 2024 — complementada no fim por uma conversa com os alunos. O objectivo é dar a conhecer os novos autores de cinema de terror em Portugal, assim como o prémio, no sentido de despertar neles o bichinho pelo cinema. Às 21h00, regressamos à Black Box do Pavilhão Multiusos 25 de Abril, para terminar os dois dias intensos de programação com "Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person", um coming-of-age canadiano que enquadra o amor adolescente e a questão da saúde mental no universo tenebroso dos vampiros.  

Agradecemos ao Loulé Film Office e ao município de Loulé por este extraordinário convite! Vemo-nos lá.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.