Entre os dias 18 e 25 de janeiro, o Algarve Film Week, organizado pelo Loulé Film Office (
@loulefilmoffice), será o anfitrião de uma semana de cinema,
workshops, talks, eventos para a indústria — e terror. O festival convidado desta edição é o MOTELX, e rumamos até Loulé com uma programação para todas as idades durante os dias 20 e 21 de janeiro.
No dia 20, o Lobo Mau desperta cedo para começar a festa com atividades dirigidas, principalmente, aos alunos da Escola Básica Dr. António Sousa Agostinho. Às 10h30 no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, exibiremos "
Flow", que recebeu, no passado dia 6 de janeiro, o globo de ouro de "Melhor Filme de Animação", e às 14h00 teremos o workshop "Cria a tua própria história de terror!", que contará com a participação de uma turma da escola e a tutoria de Bernardo Gramaxo.
Ao anoitecer, é a vez dos adultos se divertirem e, como tal, "
Oddity" desce do frio cinzento da Irlanda até à Black Box do Pavilhão Multiusos 25 de Abril. “Oddity”, o novo filme de terror paranormal do irlandês Damian Mc Carthy (“Caveat”), recebeu o Prémio Méliès d’argent para Melhor Longa Europeia 2024 na 18ª edição do MOTELX e é um deleite para quem gosta de jump scares. Num jogo de tensão (entre o misticismo e o cepticismo) perspicazmente alojado na geografia de um só lugar, “Oddity” sobe-nos pela espinha com os seus silêncios, sombras e reviravoltas. Um óptimo programa para quem gosta de uma boa história de terror paranormal clássico.
No dia 21, a programação foi pensada especialmente para jovens adultos -- ou para aqueles que são eternamente
young at heart. Às 14h00 teremos uma sessão de curtas-metragens da competição
Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa na Escola Secundária de Loulé — "Cemitério Vermelho", de Francisco Lacerda; "15'", de Francisco Neves; "Paralisia", de Inês Monteiro; "Penrose", de Alessandra Roucos, Maria Teresa Teixeira; "O Procedimento", de Chico Noras, que arrecadou o Prémio MOTELX em 2024 — complementada no fim por uma conversa com os alunos. O objectivo é dar a conhecer os novos autores de cinema de terror em Portugal, assim como o prémio, no sentido de despertar neles o bichinho pelo cinema. Às 21h00, regressamos à Black Box do Pavilhão Multiusos 25 de Abril, para terminar os dois dias intensos de programação com "
Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person", um
coming-of-age canadiano que enquadra o amor adolescente e a questão da saúde mental no universo tenebroso dos vampiros.
Agradecemos ao Loulé Film Office e ao município de Loulé por este extraordinário convite! Vemo-nos lá.