É já daqui a duas semanas que arranca o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. A sessão de abertura no
dia 5 de Setembro traz “Super Dark
Times”, filme «alternadamente
sensível e gore» (Variety) do americano Kevin Phillips que retrata
a passagem traumática da adolescência à idade adulta e que tem atraído
comparações com “Stand by Me” e “Donnie Darko”. O encerramento do Festival a 10
de Setembro faz-se com “IT”, adaptação
do best-seller de Stephen King por Andy Muschietti que já fez história como o filme com o
trailer mais visto de sempre no dia de lançamento (197 milhões de visualizações)
e que marca o regresso de Pennywise, o palhaço maléfico dos nossos pesadelos.
Há muito mais a não perder nos seis dias de
MOTELX, a começar pelos filmes de Roger Corman e Alejandro Jodorowsky, lendas
vivas do cinema e convidados de honra deste ano. O “Culto dos Mestres Vivos”
começa no dia 6 com uma masterclass e
uma sessão de autógrafos de Corman, seguidas do interessante e invulgar “X: The Man With the X-Ray Eyes”. No dia seguinte passa “The Masque of the Red Death”. Com uma
direcção de fotografia e uma atmosfera fantasmagórica ímpar, é considerado o
apogeu das suas oito adaptações de Edgar Allan Poe.
A masterclass
e a sessão de autógrafos de Jodorowsky estão marcadas para dia 9 e antecedem
a exibição de “Santa Sangre”,
demonstração incomparável da sua inspiração e génio com tanto de bizarro como
de erótico. Para dia 10 está reservado “El
Topo”, filme místico de pistoleiros, sangue e carnificina com que o
psico-mago chileno se tornou pioneiro das sessões da meia-noite e que aqui se
exibe numa cópia única de 35mm.
Destaque também para os 8 filmes em competição
pelo Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent, todos em
estreia nacional. São eles “Animals”,
de Greg Zglinski (Suíça/Áustria/Polónia); “Cold
Hell”, de Stefan Ruzowitzky (Alemanha/Áustria); “Kaleidoscope”, de Rupert Jones (Reino Unido); “Lake Bodom”, de Taneli Mustonen (Finlândia/Estónia); “The Limehouse Golem”, de Juan Carlos
Medina (Reino Unido); “The Night Of The
Virgin”, de Roberto San Sebastián (Espanha); “Prey”, de Dick Maas (Holanda); e “Rift”, de Erlingur Óttar Thoroddsen (Islândia). De recordar ainda a outra secção competitiva
do Festival, o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès
d’Argent, cujos 9 finalistas foram anunciados em Julho.
Para os amantes do documentário, a secção Doc
Terror apresenta
“78/52” e
“King Cohen”. Alexandre O. Philippe desconstrói as 78
posições de câmara e 52 planos da mítica cena do chuveiro de “Psycho”, enquanto
Steve Mitchell conta a história do argumentista, produtor, realizador e rebelde
Larry Cohen.
Dos 33 filmes da secção Serviço de Quarto, que
mostra fora de competição os melhores filmes de terror dos últimos 2 anos,
destaca-se o terror psicológico do filipino
“Bliss”,
“Lowlife”,
descrito como “uma variação de Tarantino para a era Trump” e
“Train to Busan”, filme de zombies que se tornou um fenómeno de bilheteira na
Coreia do Sul. Mas há muitos outros a descobrir, como os já anunciados
“The Bar”, do espanhol Álex de la
Iglesia, e
“The Untamed”, do
mexicano Amat Escalante, ambos parte da programação associada a Lisboa, Capital
Ibero-americana de Cultura que atravessa o Festival.
Nos eventos paralelos do MOTELX, as novidades vão
para uma leitura ao vivo do guião da longa-metragem
“Linhas de Sangue” de Manuel Pureza, a apresentação do livro de Kier-La
Janisse sobre Jean Rollin e uma sessão VHS com o bizarro filme de culto low-budget
“Nasty Hunter”. Na secção infanto-juvenil Lobo Mau, anuncia-se
ainda uma conversa com o Prof. Eduardo Sá depois da exibição do filme
“O Livro
da Vida”.
A programação completa da 11.ª edição do MOTELX está
disponível em
www.motelx.org.
Warm-Up
MOTELX
Os eventos de Warm-Up do MOTELX começam ainda este
mês. A 31 de Agosto o Beco da Rua da Moeda (Cais do Sodré) acolhe uma sessão ao
ar livre de
“Jodorowsky’s Dune”, documentário de Frank Pravich sobre a história fascinante do «mais épico filme que nunca aconteceu», uma adaptação de 14 horas do clássico de ficção
científica de Frank Herbert projectada por Alejandro Jodorowsky nos anos 70. A
sessão é precedida por um concerto dos Acid Acid inspirado no universo
conceptual do realizador.
Nos dias 1 e 4 de Setembro, o MOTELX visita pela
primeira vez a Cinemateca Portuguesa com
o “Estranho Mundo do Terror Latino”, fruto da parceria com a Capital
Ibero-americana de Cultura.
Apresentam-se clássicos de culto do género, dois em primeira exibição
naquele espaço:
“El Vampiro”, de
Fernando Méndez (1 Set), e
“¿Quién puede matar a un niño?”, de
Narciso Ibáñez Serrador (4 Set). Há ainda uma projecção ao ar livre de
“À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, filme de José Mojica Martins onde
nasceu a icónica personagem Zé do Caixão (1 Set).
A já famosa sessão de cinema ao ar livre no Largo
de São Carlos tem lugar no dia 2 de Setembro e é uma
homenagem a George A. Romero, figura maior do cinema mundial que
fez uma visita memorável ao MOTELX em 2010 e nos deixou em Julho. Os fãs do
realizador são convidados a comparecer na exibição de
“Dawn of the Dead” encarnando os seus zombies, monstros e personagens de terror favoritos. A noite acaba
no Sabotage com um concerto dos Glockenwise.