Notícias

João Pedro Rodrigues é o realizador convidado pelo MOTELX para os 20 anos da Agência

O MOTELX é um dos festivais convidados para celebrar os 20 anos da Agência da Curta-Metragem com carta branca aos realizadores portugueses e convidou João Pedro Rodrigues para participar nesta mostra do cinema português.
O MOTELX é um dos festivais convidados para celebrar os 20 anos da Agência da Curta-Metragem com carta branca aos realizadores portugueses e convidou João Pedro Rodrigues para participar nesta mostra do cinema português. 

"Tenho a felicidade de ser amigo de todos os realizadores dos filmes que escolhi para este programa de curtas distribuídas pela Agência, na celebração dos seus 20 anos. Infelizmente dois deles já desapareceram: o Alberto Seixas Santos, que foi meu professor no Conservatório de Cinema, morreu em 2016 e o Pedro Fortes morreu tragicamente há apenas dois meses. Mas os filmes, esses, não me (nos) abandonam." - João Pedro Rodrigues 

As curtas apresentadas serão "Plant in My Head" (2014) de Pedro Maia, "Solo" (2012) de Mariana Gaivão, "A rapariga da mão morta" (2005) de Alberto Seixas Santos, "A rapariga no espelho" (2003) de Pedro Fortes e "A Felicidade" (2008) de Jorge Silva Melo. 

No âmbito da celebração do seu 20.º aniversário, a Agência apresenta a “Carta Branca aos Realizadores Portugueses” que, no espaço de um ano, irá percorrer diversos festivais de cinema com sessões de celebração da cinematografia nacional do século XXI.

A Carta Branca aos Realizadores será uma mostra de cinema português de processo invertido convocando as pessoas que pensam cinema na sua origem - os criadores - para se colocarem no papel do programador e fazer uma revisitação ao cinema nacional numa sessão de curtas-metragens.

A nomeação de cada uma das personalidades é da responsabilidade do festival anfitrião, e o cineasta é desafiado a apresentar um cinema português crítico e inventivo narrado pelo próprio num olhar para os seus pares, onde haverá espaço para refletir sobre as mudanças significativas que foram operadas no cinema português no novo século, no seu perfil percebido em Portugal e além fronteiras (entre as quais a legitimação do formato curta-metragem), a diversidade de abordagens e percursos seguidos pelos criadores nacionais, relações e cumplicidades.

A iniciativa arrancou no dia 14 de Abril, no Festival Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira, e contará com outros festivais tais como o Fest em Espinho, Doc Lisboa, Cinanima, Cortex ou Monstra. A sessão com João Pedro Rodrigues terá lugar durante a 13.ª edição do MOTELX, de 10 a 15 de Setembro de 2019.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.