Notícias

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “O QUARTO PERDIDO DO MOTELX” E PROJEÇÃO-CONVERSA

O MOTELX associa-se à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH na realização de uma sessão de apresentação do livro "O Quarto Perdido do MOTELX – Os Filmes de Terror Português (1911-2006)".
A sessão será seguida da projecção de duas curtas-metragens portuguesas do género de terror.

A sessão tem início às 17h00 no Auditório B1 e conta com uma conversa entre João Monteiro (coordenador o livro e co-diretor do MOTELX) e os docentes da NOVA FCSH Pedro Florêncio e Luís Mendonça. 

A sessão propõe uma releitura do cinema em Portugal através do seu género mais popular, o terror. Como tal, para além da apresentação da obra de João Monteiro serão também projetadas duas curtas-metragens portuguesas que exploram este género: “O Leproso” (1975) de Sinde Filipe e “Erva Daninha” (2019) de Guilherme Daniel.

Os dois filmes apresentam contextos temporais bastante diferentes, enquadrando-se em séculos diferentes, pelo que a relação histórica da criação cinematográfica de terror em Portugal é um dos pontos importantes a abordar no debate com os convidados. 

A obra remete para o “Quarto Perdido”, uma secção do festival MOTELX que, desde 2009, se dedica à procura de exemplos de cinema de terror na história do cinema português. Apesar da falta de indústria cinematográfica, o cinema implantou-se há mais de 100 anos em Portugal e por isso, apesar de escassos, existem títulos de terror desde o tempo do cinema mudo até ao presente.

O livro propõe então uma lista de filmes de terror portugueses acompanhados de textos que exaltam esse seu aspecto à luz de perspectivas académicas modernas.
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.