Notícias

MOTELX é o terceiro festival de género do mundo a integrar a FIAPF

O MOTELX vai integrar a comunidade de 45 festivais de cinema que receberam a acreditação da FIAPF (a título de exemplo, Berlim, Cannes e Veneza e outros festivais de renome integram em diversas categorias esta rede internacional).
O MOTELX vai integrar a comunidade de 45 festivais de cinema que receberam a acreditação da FIAPF (a título de exemplo, Berlim, Cannes e Veneza e outros festivais de renome integram em diversas categorias esta rede internacional). A acreditação actua como um selo de qualidade para festivais de cinema internacionais que atingem os padrões mínimos decididos pela comunidade mundial de produtores de cinema – por exemplo, no que diz respeito às suas operações, infraestruturas, promoção dos filmes seleccionados, seguros, medidas contra a pirataria, etc. Operando como um contrato de confiança entre o festival internacional de cinema e a indústria cinematográfica, a acreditação FIAPF garante a transparência e a consideração entre todas as partes envolvidas quando um filme é lançado através da plataforma de um festival.

As 36 organizações nacionais de produtores cinematográficos de 29 países dos quatro continentes, reunidos na Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF), votaram unanimemente para atribuir a acreditação ao MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa enquanto “festival de cinema competitivo especializado em filmes de terror (longas, curtas e documentários)” com o estatuto de “festival-associado” a partir de 2017 e durante dois anos.

“Com esta decisão, a FIAPF reconhece o rápido desenvolvimento do MOTELX e deseja apoiar a sua ambição em tornar-se uma importante plataforma para filmes de género já com um número crescente de profissionais da indústria ao longo dos últimos anos. Através dessa acreditação, a FIAPF reconhece os compromissos e o profissionalismo do MOTELX em colocar os interesses artísticos e económicos dos filmes em primeiro lugar. Num ambiente cada vez mais competitivo, vai dar responsabilidade e novas oportunidades ao MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa para impulsionar a sua imagem e garantir uma promoção adicional dentro da indústria cinematográfica mundial.” disse Benoît Ginisty, Representante-Chefe da FIAPF.

“O MOTELX está extremamente honrado em receber esta acreditação da FIAPF. Ser o único festival português a receber este selo de excelência será de extrema importância para a continuação do trabalho que tem sido feito ao longo dos anos. Posicionando-se como uma plataforma única de filmes que não teriam exibição/divulgação, o MOTELX continuará a incentivar os realizadores portugueses a contribuir para o panorama internacional do cinema de terror.” disse Pedro Souto, um dos directores do MOTELX.

O MOTELX está a caminho da sua 11a edição (5-10 de Setembro de 2017). Nos últimos anos, o Festival conquistou um posicionamento muito relevante no circuito internacional de festivais de cinema de género e é um dos eventos culturais mais esperados e destacados do ano em Lisboa.

Em 2016, o MOTELX atingiu uma audiência de cerca de 20 000 pessoas em apenas 6 dias no Cinema São Jorge e no Teatro Tivoli, os mais antigos e conhecidos cinemas da cidade. Os convidados das edições anteriores incluem nomes como George A. Romero, Stuart Gordon, John Landis, Zé do Caixão, Eli Roth, Brian Yuzna, Dario Argento, Hideo Nakata, Tobe Hooper, entre outros.

Este ano, para além da selecção regular dos melhores filmes de terror produzidos mundialmente e dos eventos regulares ao longo do Festival, o MOTELX associou-se à programação Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017. Será apresentada uma retrospectiva de filmes de género ibero-americanos, contribuindo assim para o conteúdo cinematográfico do programa do evento. Tudo isso, num esforço contínuo para aumentar a notoriedade internacional.

MOTELX será o terceiro festival de cinema de género acreditado, junto com Sitges Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha (Espanha) e o Festival Noir In (Itália).

Mais informação sobre o programa de acreditação da FIAPF em: http://www.fiapf.org/intfilmfestivals.asp
Este website usa Cookies. Ao navegar neste website está a concordar com a nossa Política de Cookies.